Sr. fato | Camisa + Gravata = Combinação perfeita?

Camisa + Gravata

Boas Rapazes, certamente que já perguntaram a vocês mesmos que camisa e gravata deviam usar combinadas para fazer aquele look perfeito para um casamento ou até mesmo para outro evento em que vestiram um fato, pois bem vou-vos deixar algumas dicas de como fazê-lo com a mestria de um verdadeiro gentleman!

Em primeiro lugar o fato já parece escolher por ele próprio! Um fato de uso mais profissional, isto é, azul escuro ou cinzento escuro, procura sempre camisas bem branquinhas ou o tradicional azul claro, mas então e a gravata? Deve ter que cor e que textura? Qual o colarinho que devo usar? Pode a camisa ter padrão?  Pois vamos complicar um pouco todo o assunto!

A Camisa Branca

Camisa + Gravata

Esta camisa é a aposta segura, qualquer combinação pode ser feita desde o colarinho mais fechado ao mais aberto, passando até por colarinhos com alfinete, gravatas lisas, que certamente dão mais segurança, às de listas ou polka dots (pontinhos) e até de textura como as tricotadas, são fáceis de combinar basta olhar ao espelho e sentirmo-nos confiantes e até podemos conectar a cor da nossa gravata ao nosso mood diário… parece complexo? Basta sentirem-se bem o resto é conversa!

Camisa Azul céu

Camisa + Gravata

Muito cuidado com estas camisas que por vezes têm um tom muito azulado e que mais parecem fardas baratas. O azul correto é muito claro e claro combina com gravatas de tons escuros, como o próprio azul escuro, bordeaux, tons alaranjados, mostarda ou verde, há que combine muito bem o azul com o castanho. É com toda a certeza uma aposta muito segura também!

A complicada camisa de cor rosa pálido

Camisa + Gravata

Sim rapazes, estas camisas podem ser o vosso desastre se não as usarem corretamente. A camisa rosa pálido combina muito bem com gravata azul navy, seja lisa de listas ou de polka dots. Todas as combinações podem ser desastrosas e claro usar com fato azul escuro é sempre mais seguro!  De qualquer forma se gostam da cor rosa, optem por usar uma camisa branca e apostem na gravata rosa!

Camisa de Xadrez

Camisa + Gravata

Estas camisas são mais indicadas para um look “smart casual” ou “casual profissional”, podem saber mais no post sobre a Escala da Formalidade, a cor da gravata deve seguir a cor maioritária no padrão da camisa e claro deve ser lisa básica para prevalecer dentro do padrão. Se quiserem arriscar num look com mais padrões criando mais dinamismo, a escolha da gravata deve seguir a regra de que, o padrão da camisa deve ser mais pequeno em escala do que o padrão da gravata, para que não se misturem e percam a sua individualidade.

Camisa listada

Camisa + Gravata

É quase imperativo o uso de uma gravata de cor solida neste caso. Estas camisas podem ter listas mais grossas ou mais finas, mas mesmo assim irão ser sempre um motivo de destaque, são especialmente atraentes e um “must-have” no nosso guarda roupa, mas se um dia quiser usar uma gravata com padrão numa camisa listada é importante que esta tenha listas de sentido contrario à camisa (listas verticais contra listas horizontais, por exemplo) para criar um contraste necessário para um bom look!

Camisa com textura

Camisa + Gravata

Camisas de tecidos com textura, como a cambraia, a ganga, flanela, linho e tecido Oxford são mais casuais e devem ser combinados como gravatas de tecidos com textura como a lã, caxemira ou as tão famosas gravatas tricotadas sempre com tons complementares ou de forte contraste!

Por ultimo rapazes, deixo-vos umas palavras tranquilizantes… não entrem em pânico quando tiverem de escolher a vossa gravata, pois acredito que para cada momento basta olharmos para as escolhas e vamos saber qual é a gravata certa no momento certo para a camisa e o fato certo! É tudo uma questão de confiarmos em nós próprios. Quando todo o look desde o penteado às meias, aos sapatos, ao fato com o corte na medida e toda a atitude de um verdadeiro cavalheiro estão no ponto, a gravata e a camisa vão certamente combinar sem dramas!

Visitem o @senhorfato e deixem as vossas duvidas que terei todo o gosto em ajudar!