Sr.Fato | 7 Dicas para o traje correto nos Globos de Ouro 2019

Boas Rapazes, aproximam-se os Globos de Ouro a gala que premeia o que melhor se faz em Portugal no mundo do teatro, cinema, música, desporto, moda, entretenimento, humor, jornalismo, digital e claro os prémios especiais!

Já todos conhecemos a gala que este ano conta com a apresentadora Cristina Ferreira e algumas novidades que levam a SIC a afirmar que serão os melhores globos feitos até hoje, esperamos para ver!

Mas porque está o Senhor Fato a falar dos globos? Ora bem, estamos em setembro e como está na altura dos protagonistas planearem os seus trajes para a grande noite, resolvi deixar umas dicas para que os homens também possam brilhar na Passadeira Vermelha.

Ora bem, trata-se de uma gala à noite e como tal não há dúvidas quanto ao melhor traje para usar num evento assim, o Black Tie, para esclarecer, é o que aqui em Portugal chamamos de Smoking e os nossos amigos ingleses chamam de “Dinner Jacket” o casaco para jantar.

Mas será que todos sabem o que é o “black tie”? como o devemos usar? Será que não basta ir de fato? Não por favor não façam isso!!! Os globos são um evento com glamour e como tal pede um pouco mais de esforço dos homens, não custa assim tanto levar o look um pouco mais a sério!

 

1 – Black Tie e não White Tie

O fato preto de lapelas de seda e laço negro que nos leva ao imaginário do agente secreto James Bond, é um traje formal e só se deve usar em eventos noturnos. Geralmente existe uma certa confusão entre os homens e acabam por cometer imensas vezes este erro, que os leva a usar o smoking de laço branco ou gravata, não, não é inovador, nem muito menos ser arrojado, o laço branco faz parte de um traje ainda mais formal chamado “White tie”, que é usado apenas em eventos cujo o dress code é apenas este traje, mesmo a gravata não é uma alternativa, com este traje só mesmo laço preto. Não vamos inventar, mas sim respeitar as regras e saber vestir.

 

2 – Como sei que é mesmo um Black tie ?

Em primeiro lugar há que saber que o Black tie é um fato de corte single ou double breated, isto é, com uma fileira ou duas de botões no casaco e é sempre de cor preta ou azul muito escuro.

As lapelas são geralmente de um tecido diferente do resto do casaco, por exemplo a seda e com um corte, mais comum, o pontiagudo ou não tão usual, mas aceitável, o arredondado.

Os botões negros são forrados a tecido e nas calças encontramos um galão, isto é, uma tira preta do mesmo tecido das lapelas do casaco, que contorna a perna do lado de fora.

 

3 – Camisa branca?

 

Sim é obrigatório, camisa branca e de preferência em tecido piquet, com colarinho “turndown” ou “cutaway” isto é, mais fechado ou mais aberto e sempre virados. Não precisam usar colarinhos de picos, por outras palavras, o colarinho de abas voltadas para cima. Hoje em dia o colarinho mais popular é o colarinho voltado para baixo e assim se deve manter.

O uso de botão de punho não é obrigatório, mas eleva o charme do cavalheiro, com um traje assim e não usar uma camisa com punho duplo para usar uns bonitos botões de punho é um desperdício!

 

4 – Laço pré feito ou por fazer?

A maioria dos homens já não está muito habituado a fazer o nó que compõe o laço do black tie… porém aprender não custa assim tanto e claro que o uso de um laço negro feito “à la mano” fica muito melhor do que um pré feito, mas nada alarmante! Podem usar os pré feitos desde que fiquem impecáveis com o resto do look! Atenção tem de ser sempre preto!

 

5 – Calçado mais indicado?

Ora bem, o mais clássico e tradicional será sempre o “opera pump” o sapato que mais parece uma sabrina de senhora (mas que é bastante masculino) envernizado e com um laço no topo, caso não se sintam muito confortáveis com este tipo de sapato e que não são tão fáceis de comprar por aí, a única alternativa é o sapato “Oxford Cap Toe” preto. Não há como inventar estes são os sapatos permitidos com o uso clássico do black tie!

 

6 – O colete ou Cummerbund

Por razões de tradição entre os homens o black tie é muitas vezes usado aberto e como tal fica exposta a cintura, para tornar tudo mais composto é usado um colete ou um “Cummerbund”, isto é, uma faixa para a cintura, geralmente de seda e que torna o look mais elegante. Caso contrario iremos notar sempre a cintura das calças, o cinto ou até os suspensórios mais facilmente.

 

7 – Os Acessórios

Usar um black tie não tem nada de complicado e vão poder perceber através dos acessórios.

Para além do já falado Laço negro e dos botões de punho, um cavalheiro deve usar no seu black tie, um pocket square, o lenço de bolso que deve ser branco e de preferência do mesmo estilo da camisa, tecido piquet! Na lapela pode usar um “boutonnière”, uma flor em branco ou encarnado.

O relógio deve ser de bracelete mais clássica, de pele negra ou mais desportiva, mas aceitável, metálica, é de salientar que o Relógio não deve ser gigante, tornando-se muito relevante e pouco agradável num look mais clássico.

As meias devem ser pretas de vidro, caso usem os “opera pump” ou de algodão caso sejam Oxford.

Na data espero deixar-vos alguns dos melhores looks dos globos de ouro e peço que estejam atentos à forma como muitos dos cavalheiros vão estar vestidos. Será que iremos ver tentativas de imitação de casos como os Óscares do ano anterior? Esperemos que os gentlemen em Portugal saibam vestir melhor que os Americanos!

Por enquanto aguardo a gala e a expectativa de ver a nova apresentadora @dailycristina quanto ao resto fica o apelo do @senhorfato!