Sr. Fato | 8 Essenciais de Verão

8 Essenciais de Verão

Boas Rapazes, estamos no verão e o @senhorfato não podia deixar de vos indicar alguns “must-have” para estar sempre impecável para esta época! Estão prontos? Papel e caneta para apontar o que precisam acrescentar ao vosso guarda roupa? Vamos a isso!

Começando da cabeça para os pés hoje só termino a publicação com um look completo!

1-      Chapéu de Palha 

Não há cavalheiro no verão que não tenha consigo o seu chapéu de palha, diversos formatos, mais ou menos indicados para o nosso formato da cara e claro toda a criatividade no que toca à escolha da fita que adorna o nosso chapéu, nunca esquecendo que a fita preta é a mais comum. Quanto aos modelos os mais usados são sempre o Panamá e o Canotier ou (Boater)

2-      Óculos de sol

Ray Ban ou outra marca a escolha é vossa, mas como é obvio quando levamos com o sol de frente não vamos querer fazer caretas! Uns óculos clássicos são obrigatórios para ter como básico, mas porque não experimentar algo diferente? Umas lentes mais coloridas por exemplo… de qualquer forma é sempre importante que fique bem com a estrutura da nossa cara!

3-      Gravata

Há quem diga que faz imenso calor e que jamais usaria uma gravata, no entanto há gravatas muito leves que quase nem se sentem quando estão colocadas! De qualquer forma um lenço ao pescoço é sempre uma alternativa exceto para trabalhar e claro depende muito do gosto de cada um.

4-      Tecidos Frescos

Lãs finas, algodão, linho são os nossos amigos das temperaturas mais altas, cores claras ou até um pouco escuras como é o caso do Azul Navy são possíveis de ser usadas pois este tipo de tecidos conferem, conforto, leveza e acima de tudo frescura! Não imaginava um verão sem uma peça de linho ou um Seersucker!

5-      Cortes

Todos os cortes são aceitáveis, single breasted, double breasted, qualquer casaco assenta bem se for com o tecido certo. De qualquer forma, no que toca a camisas há sempre uma escapatória, a manga curta que ainda não é muito bem vista para usar com um fato, mas pode ser sempre uma alternativa! O casaco não tem necessariamente ser um blazer, um casaco estilo safari, fica muito bem nesta altura, mesmo usando gravata!

6-      Calças Brancas

Sim, sujam bastante, mas não há melhor cor para calças nesta época! Usem casacos de fato e componham os vossos “spezzato” com umas calças brancas sejam elas de sarja, um pouco mais quentes ou de linho que são um pouco transparentes e todo o cuidado com a roupa interior é pouco, aconselho sempre a uns boxers brancos! Esta cor de calças é muito versátil e muito leve para temperaturas altas. Nada como um corte igual às calças de fato com pinças na frente!

7-      Meias

Sim ou não? Para mim é um, depende. Se for para um evento ao fim do dia e que sei que não vou transpirar é claramente um sim, mas se for para estar um dia inteiro com a mesma roupa, umas meias que não se veem ou mesmo sem usar meias é o melhor! Isto se não estivermos a falar de um fato para trabalhar! Não esquecer que existem conjuntos mais tradicionais em que o uso de meias é inevitável!

8-      Sapatos

Loafers são o sapato de uso mais formal que sem duvida funcionam melhor nestas alturas mais quentes, não têm atacadores e permitem que o pé respire melhor.

Tassel Loafers (Berloques) ou Penny Loafers (o dito mocassin, em Portugal) são uma ótima escolha para um conjunto elegante!

 

São 8 pormenores importantes no look elegante de verão mas nunca esquecer que a atitude é que faz a fatiota brilhar! Portanto não basta vestir bem temos de agir como verdadeiros cavalheiros cheios de estilo! Bom Verão, rapazes!