Sr. Fato | “Chapéus há muitos, seu palerma!” Eu cá acho que não

Boas Rapazes, hoje decidi trazer-vos um tema que me parece bastante pertinente. Estamos no verão apesar de o sol este ano andar meio escondido, acho que é importante que saibam que os homens usam chapéu! Sim esse hábito dos antigos não era apenas estilo, era também usado como protecção dos raios solares! Vergonha? Falta de hábito? Vamos lá experimentar as maravilhas do chapéu e claro saber os melhores modelos e quando os devemos colocar na cabeça!

No inverno também se pode usar chapéus, aquecem a cabeça e também protegem da humidade que normalmente dá cabo de todos os penteados, mas no verão a história é outra e usar um chapéu faz tanto sentido quanto beber água.

Para os homens antigamente era normalíssimo ter um chapéu na cabeça, já fazia parte do seu dia a dia, quando chegaram os automóveis o chapéu começou a ser tirado para conduzir e esquecido no banco de trás, o problema é que o esquecimento foi enorme e deixou praticamente de se usar. Chegaram os centros comerciais e a procura por um bom chapéu torna-se uma verdadeira guerra e os que existem em abundância são aqueles de palha muito “rasca” de diversas cores e que têm um ar de festa popular… sim, não são chapéus para se usar em lado nenhum, tenham dó de vocês!

Existem muitos modelos de chapéus para o verão e boas chapelarias por Portugal à espera da vossa visita! Chapéus como os Panamá, Canotier, Bucket ou até mesmo o Boné são modelos aceitáveis para esta época todos eles com formas diferentes de usar, o Panamá é um chapéu muito versátil, branco dá bem com qualquer roupa e é super leve, existe uma versão do Panamá que pode ser dobrada e colocada no bolso! O Canotier ou Boater, é o preferido do Sr. Fato, é um chapéu de linhas direitas e de abas pequenas, pode ser duro ou não e faz uma silhueta muito composta quando usado com fato. O Bucket é mole e muito usado pelas crianças nas creches, acho que já todos andamos com um quando éramos pequenos, este é muito utilizado com tecido impermeável pelos pescadores e na praia por ser fácil de guardar dentro de qualquer mochila. O boné é de todos o mais casual e jovem, óptimo para quem gosta de um look descontraído.

O chapéu é sem sombra de duvida um acessório que acrescenta valor ao conjunto que vestimos, é também uma peça essencial na figura que queremos transmitir, muitos homens que marcaram a história usaram chapéus como parte da imagem que foram criando e muitas foram as personagens que ficaram marcadas pela silhueta com chapéu!

Para terminar só vos resta deixar um pormenor importante. Estou a tentar colocar-vos um chapéu na cabeça, mas quando entram para um local fechado o chapéu deve ser, obrigatoriamente, retirado. Regras são regras rapazes!

E agora qual a desculpa para não ter um chapéu este verão?

_____

Sigam o Sr.Fato no Instagram!
@sr.fato