Test-Drive | Toyota C-HR

A primeira vez que vimos o Toyota C-HR, foi impactante. Levá-lo para a estrada, não foi diferente! Linhas atuais e arrojadas que transpiram tecnologia e modernidade só de o ver passar. Em silêncio. É bom que saibam desde já: somos grandes adeptos de SUV’S. Gostamos de estar preparados para tudo, a qualquer hora, sem olhar a limitações de quem trouxe o carro errado, não fossem as férias estar mesmo à porta e as malas já feitas. Muito mais quando conseguimos ter um compacto, moderno e com consumos bastante interessantes. A tecnologia proporciona, nos dias de hoje, que tudo isto aconteça num mesmo modelo.

Diz-se há bastante tempo que a Toyota é a rainha dos híbridos. Pelos vistos, continua a sê-lo. Esta versão de ensaio – Toyota C-HR Hybrid Exclusive – 1.8 (122 cv) – é apenas uma das sete que podemos encontrar neste modelo, que nos conquistou no trânsito da capital. Conquistou pelo consumo, pela rapidez de resposta no pára – arranca, pelo espaço interior e pela beleza que não passa despercebida pelas ruas da cidade das 7 colinas. Fica bem estacionado à porta do da casa de fados de Alfama, à porta de uma loja da Avenida da Liberdade ou à porta do LUX.

Uma das características que nos atrai nos SUV’S é a distância a que está do solo, que nos dá uma boa visão do exterior e nos ajuda a ultrapassar obstáculos sem parecer que parte das peças estão a ficar pelo caminho. A distância ao solo do C-HR é agradável com uma boa posição de condução. Nós sabemos: é uma altura menor que qualquer atual Toyota SUV, e esta é a dica – o C-HR foi projetado para estradas e não para todo o terreno. Entretanto, achamos que a Toyota acertou na medida. A visão da estrada é excelente, além de termos a sensação de que estamos longe de ter problemas com as lombas da cidade. Ah, e na hora de entrar e sair do carro não é preciso grande esforço.

O C-HR possui motor a gasolina de quatro cilindros, tração dianteira e não tem opção para tração nas quatro rodas. Não houve uma esquina de Lisboa em que ele não se mantivesse estável e o EPS contribuiu para uma incrível performance sem esforço.

Veredícto: damos todo o crédito à Toyota pelo design. No exterior, uma identidade muito bem definida. Uma criação moderna com linhas que parecem ter sido esculpidas e que dão uma aparência desportiva que agrada – e muito – aos olhos. As jantes de liga leve de 18 polegadas encaixam perfeitamente na máquina. O interior também é muito bem projetado: o carro tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas no centro do painel e vem com sistema Bluetooth e streaming de áudio. Também gostámos muito do porta bagagens, que vem com uma cobertura de carga padrão e compartimentos ocultos na parede lateral além, claro, de ser muito espaçoso.

A segurança também é um ponto importante a considerar. O C-HR possui o sistema padrão Toyota Safety Sense P (TSS-P). Neste sistema está incluído sistema de pré-colisão que ao perceber que um objeto ou pessoa se está a aproximar do carro, emite sinais sonoros e visuais para que acionemos os travões. Além disso, aplica uma força maior aos travões, evitando acidentes.

A nossa classificação? 5 de 5, é claro! Toyota C-HR aprovadíssimo pelos BR.

Test-Drive Toyota C-HR
Test-Drive Toyota C-HRTest-Drive Toyota C-HR

Test-Drive Toyota C-HR

Test-Drive Toyota C-HR Test-Drive Toyota C-HR Test-Drive Toyota C-HR Test-Drive Toyota C-HR