TEST-DRIVE | VOLVO V60 CROSS COUNTRY

Mais um daqueles carros para pessoas que gostam bastante da ideia de um SUV, mas na verdade não querem um. Revêem-se nisto? Eu, completamente. E gosto bastante desta V60 Cross-Country.

O Volvo V60 Cross Country usa a V60 normal, esta foi a resposta dos suecos para o BMW Série 3, Mercedes C-Class Estate e Audi A4. Acrescenta 6 cm de distância à estrada, tração nas quatro rodas, controle de descidas e plásticos pretos nas cavas das rodas para lhe dar um mood mais aventureiro, e já está. E chega. Talvez seja suspeito por gostar tão rápido deste modelo tal como gosto da V90 Cross-Country mas ainda hoje me delicio com a XC70 quando passo por uma mais bem conservada.

A fórmula usada pela Volvo durante décadas mantém-se e é fácil e garante lucro, especialmente porque a V60 só tem um concorrente real, a Audi A4 Allroad. A ideia é que a V60 Cross Country possa chegar longe o suficiente fora da estrada, e se adeque, praticamente a qualquer pessoa. A velha V60 tinha muito em comum com um antigo Ford Focus, mas este novo (que foi lançado no início de 2018) assenta na mesma plataforma ‘SPA’ que vive sob os excelentes carros da série 90 da Volvo. Isso significa muita tecnologia de segurança ativa e passiva, um aumento maciço de 10 cm na distância entre eixos proporcionando melhorias correspondentes no banco traseiro e no espaço da bagagem, e sob o espaço do capot apenas para motores de quatro cilindros.

Os interiores desta Volvo são o que estava à espera, do design escandinavo só podíamos esperar esta elegância e simplicidade ímpar. O minimalismo está presente em todo o interior mas sem esquecer o conforto a que a marca já nos habituou.

A versão disponível neste momento em Portugal é esta aqui testada, a B4 de 197cv com tração permanente às 4 rodas –  é também um dos argumentos que me agrada bastante, a tração às 4 rodas dá uma segurança incrível em viagem ou em estradas mais sinuosas.

Numa viagem de Lisboa a Ponte de Lima, este pareceu-me o carro perfeito para me lançar na auto-estrada ao longo de cerca de 50o quilómetros e com a possibilidade de me aventurar em caminhos mais sinuosos e menos prováveis.

Volvo V60 Cross Country disponível a partir de 58.950€

Vejam as fotos aqui no BR e acompanhem o resto dos detalhes no nosso Instagram.