SR. FATO – OS BOLSOS DO CASACO DE FATO

Boas Rapazes! Tenho quase a certeza de que quando vestem os vossos casacos de fato, nunca se perguntaram quais os diferentes bolsos que podem ou não usar e quais os formatos que estes podem ter, mas não se aflijam porque é para isso que está cá o Sr. Fato! Vamos aos detalhes?

sr. Fato

Um casaco de Fato tem por norma, bolsos interiores e exteriores, mas queria focar a vossa atenção apenas no lado exterior do vosso casaco. Os bolsos exteriores dividem-se entre os de peito e os de cintura, portanto caros cavalheiros vamos começar a nossa análise pela parte superior.

Bolsos de Peito

Estes são os bolsos que geralmente usamos para colocar um lenço de bolso (pocketsquare), os nossos óculos de sol ou até há quem goste de colocar uma caneta. O bolso de peito pode ser largo ou mais estreito e por vezes pode ficar meio escondido por baixo da lapela e também pode ficar totalmente descoberto tornando-se mais evidente e chamativo no nosso look!

Os formatos mais usuais nestes bolsos são:

– Barra

O tipo de bolso mais comum nos fatos pronto a vestir e que devido ao desconhecimento desta panóplia de formatos, é também o mais seguro para um alfaiate fazer quando o cliente não refere nenhum gosto em específico.

– Barchetta

Este bolso é exatamente igual ao de barra, mas tem a particularidade de ser meio arredondado, acompanhando a curvatura do peito da pessoa que veste o casaco. Este bolso é chamado de Barchetta por fazer lembrar a proa de um barco e é muito comum nos casacos Napolitanos, foi de Nápoles que surgiu esta tendência

– Patch

Um bolso que é cosido por cima do tecido, desta forma não existe um corte até ao interior do casaco, nem um forro. Este bolso é chamado de patch pocket, que na nossa tradução seria bolso de remendo ou chapado, é muito utilizado em casacos mais desportivos.

– Bolsos de aba

Os bolsos de aba podem ter diversas formas e são muito comuns nos casacos Safari. Podem ter pregas, ter botões ou ser pespontados, as possibilidades são imensas! Também são menos formais, mais ligados a cortes desportivos.

Bolsos de Cintura

Estes são os bolsos que acompanham a nossa linha de cintura, neles guardamos as nossas chaves, papéis do dia a dia, por vezes os telemóveis e queixamo-nos sempre de que nunca os conseguimos esvaziar totalmente. Tal como os bolsos de peito estes têm formatos muito parecidos e por essa razão vou só escrever os tipos de bolsos que podem encontrar, é importante também referir que quando compram os vossos fatos este podem vir cosidos e para os poderem utilizar devem descoser o alinhavado.

– Bolsos de Aba

São os mais comuns

– Patch

Um pouco maiores que os de peito, mas sempre de utilização mais desportiva/casual

– Barra (Jetted ou Welt)

Estes são um pouco diferentes dos de peito porque não são apenas uma barra inferior ao corte, mas sim um corte no meio da barra, formando duas pequenas barras de contorno.

Espero que tenha sido uma informação detalhada e importante para quando vestem os vossos fatos. O verdadeiro cavalheiro deve conhecer bem o seu fato e tudo o que nele existe!

Sigam @senhorfato para conhecer mais sobre o mundo dos cavalheiros!