Peugeot 508 PSE — o Peugeot mais potente de sempre

508 PSE

Rapazes, quem anda atento ao Instagram dos Bons Rapazes sabe que tivemos o privilégio de andar a testar o novo 508 Peugeot Sport Engineered. A experiência foi muito positiva, mas era necessário deixar por escrito o que foi conduzir esta autêntica máquina com 360 cavalos. Sim, leram bem, temos um Peugeot de 360 cavalos no mercado, e ainda por cima híbrido Plug-In.

Mas vamos por partes. O 508 PSE, ou Peugeot Sport Engineered, um nome que nos remete imediatamente para um carro potentíssimo, é um carro híbrido plug-in, com tração às quatro rodas. O motor de combustão 1.6 PureTech é responsável por 200 cavalos. O motor elétrico frontal tem 110 cavalos e, o traseiro (responsável pela tração atrás) tem 113 cavalos. Ora, esta conta não dá propriamente os 360 cavalos, mas, graças ao brilhante trabalho dos engenheiros franceses, a potência total deste 508 é mesmo essa: 360 cavalos, o que faz com que seja o Peugeot de série mais potente de sempre.

No que estes números se traduzem é num carro capaz de 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. A aceleração deste Peugeot é impressionante, mas muitíssimo confortável — a caixa automática EAT8 assegura-se de que não há quaisquer tipos de solavancos. Por motivos de segurança, a velocidade máxima está trancada nos 250 km/h mas o 508 PSE tem velocidade mais que suficiente para qualquer estrada portuguesa.

O exterior deste carro é claramente desportivo. As jantes de 20” reforçam este visual agressivo e o logo PSE, juntamente com os três traços que representam garras, destacam-se em vários locais da carroçaria.

O interior é igualmente deslumbrante, exatamente como a Peugeot nos tem vindo a habituar nestes últimos tempos. O volante pequeno da Peugeot permite ver na perfeição o i-Cockpit 3D, e o touchscreen tem uma resolução excelente e é bastante responsivo ao toque. E com o  visual excelente, vem também a  qualidade dos materiais irrepreensível o conforto nunca se põe em questão. A condução do 508 PSE é extremamente agradável. As viagens longas tornam-se num prazer com este carro. A Peugeot oferece cinco modos de condução distintos: elétrico, que tem uma autonomia máxima de 40 km a uma velocidade de até 138 km/h; conforto, um modo híbrido com suspensão suave; híbrido, que adequa os motores ao tipo de condução; sport, que liberta os 360 cavalos; e 4WD, um modo afinado para tração máxima e condições escorregadias.

O modo sport é sem dúvida o mais divertido, mas o modo híbrido é talvez o mais adequado à maior parte dos condutores. De qualquer forma, este é um carro que nos deixa que nos permite vários tipos de condução: mais desportiva, ou mais tranquila e económica. O melhor de dois mundos.

Vejam as fotos.

Podes também ver outros artigos Peugeot aqui.