Procuram uma garrafeira? Aqui está a ajuda que precisam

Se são apreciadores de vinho, este artigo deve ajudar-vos a escolher uma garrafeira ou a argumentar pela decisão de a comprar. Como sabemos, rapaziada, só precisamos de bons argumentos para preencher a casa com uns bons kits.

A garrafeira está a tornar-se cada vez mais popular nas nossas casas. Damos mais prioridade aos pequenos prazeres da vida, fazemos também investimentos nesse sentido e, por isso, mesmo temos que os conservar na sua melhor forma. Os vinhos, claro. Sejamos simples apreciadores ou grandes entendidos, não queremos, com certeza, guardar os vinhos em más condições provocando o seu envelhecimento rápido e pouco cuidado correndo o risco de abrirmos uma garrafa que vai direta para o lixo…

A principal função das garrafeiras de vinhos é, obviamente, conservar melhor o vinho seja branco, tinto, champanhe ou qualquer outro.

E como é isto possível?

A convite da AEG, participei numa prova de vinhos conduzida pelos enólogos Dirk Niepoort e Carlos Raposo que, numa viagem pelos vinhos do Dão e Bairrada, nos fizeram perceber, uma vez mais, a importância da regulação da humidade, a temperatura fresca constante e a escuridão. São inúmeros os vinhos que melhoram com o tempo e, mantendo-os nestas condições ideais, é possível preservá-los e bebê-los no seu esplendor!

Além do aspeto técnico, as garrafeiras têm a vantagem de oferecer um espaço de armazenamento adequado e prático. As garrafas estarão armazenadas e à mão de semear e não acumularão mais pó no fundo dos arrumos!

A Garrafeira de Envelhecimento Premium da Série 8000 da gama Matt Black da AEG é ideal para conservar e envelhecer diferentes tipos de vinhos, garantindo o cumprimento dos 5 fundamentos de preservação que estão na génese da criação da garrafeira e que falámos acima: temperatura estável, humidade automática superior a 50%, zona de armazenamento escura, ambiente isento de vibrações e fluxo de ar de qualidade.

boa regulação da temperatura é um elemento essencial para uma garrafeira destas. Algumas apresentam um intervalo de temperatura único que permite uma gestão ideal do termostato, enquanto que outros modelos dispõem de vários níveis de conservação e é de uma destas que vos falo hoje. Estas garrafeiras com múltiplas temperaturas têm a vantagem de se adaptar facilmente aos diferentes tipos de vinhos que queremos guardar:

  • A parte inferior varia entre os 5 e os 12 °C, em média, ideal para o champanhe e vinho branco.
  • A parte superior varia entre os 12 e os 18 °C, em média, ideal para o vinho tinto

Dica de conservação:
Se querem melhorar o vinho tinto, é fortemente recomendável que se armazene a 12 °C. Se, caso contrário, querem abrir uma garrafa para degustar, ajustem a temperatura a sensivelmente 16 °C.