EL CHAPO | WANTED DEAD OR ALIVE

BR Fuga El Chapo 1

México. Desde o último Sábado que a primeira imagem que nos ocorre quando pensamos no país não é a do Chichén Itza. Mais uma vez, El Chapo, cabecilha do cartel Sinaloa descrito pelas autoridades dos EUA como o mais poderoso e perigoso narcotraficante do mundo, com 57 anos e apenas 1,55 metros, dá aos media razões para falar e lembra porque 50% do território do país está nas mãos dos traficantes de droga.

Joaquin Guzmán Loera fugiu de uma das prisões mais seguras do mundo, qual cena de filme. Às 20h52 foi para a área dos chuveiros e só precisou de levantar a tampa que estava por baixo do seu polibã, descer por um buraco de 1,5m de comprimento e chegar às escadas que o levavam a um túnel de 1,5 quilómetros ligado a uma vivenda em obras na Colónia Santa Juanita, a Sudoeste da prisão. Segundo a imprensa mexicana foi ter com a noiva, Emma Coronel, uma jovem modelo.

BR Fuga El Chapo 7

BR Fuga El Chapo 3

BR Fuga El Chapo 6

Para realizar o trabalho foram precisos não mais do que 4 homens que tiraram 3.250 toneladas de terra através de um mecanismo de tracção accionado por uma mota sobre um trilho.

Terão tirado terra suficiente para encher 350 caminhões médios. Tudo isto foi feito à vista de quem quisesse ver, para escândalo de um país inteiro. Consta que o túnel da fuga tinha até iluminação e era ventilado por tubos de PVC e que os homens de El Chapo, com uma divisão de engenharia própria, obtiveram plantas detalhadas da prisão.

El Chapo, prisioneiro número 3.578, estava preso desde fevereiro de 2014, mas já tinha estado preso antes, de 1993 a 2001 – ano em que fugiu da prisão pela primeira vez, escondendo-se dentro de um cesto da lavandaria depois de ter subornado alguns responsáveis prisionais.

As autoridades já anunciaram a recompensa de 3,5 milhões de euros pela sua captura e Donald Trump decidiu dar um empurrão. Candidato às presidenciais norte-americanas, foi através do Twitter que expressou a sua opinião:

Captura de ecrã 2015-07-17, às 11.01.20

Decidiu também, num momento de coragem, arriscar a sua saúde e desafiar Guzman para um “mano a mano”. O que não estava à espera era que uma conta do Twitter ligada a “El Chapo” respondesse, ameaçando-o abertamente. As suspeitas recaem sobre o filho de Guzman, Ivan, tendo Trump já pedido ao FBI para investigar a ameaça.