Como os novos lançamentos de carros demonstram (e tal como podemos ver com as inúmeras reconversões de carros clássicos que já passaram aqui pelo blog), não há dúvida de que o futuro automóvel é elétrico. Contudo, existem alguns argumentos a favor do combustível, como se pode ver pelo Unleashed — o Jaguar E-Type restaurado pela E-Type UK.
Sim, sim, um carro com um motor V12 debaixo do capô pode não ser exatamente o exemplo de ecologia ideal, contudo o diretor da E-Type UK explica a sua visão de uma forma convincente. De acordo com Marcus Holland, a natureza do restauro de um automóvel clássico tem um impacto ecológico muito menor do que a construção de um veículo elétrico novo. Além disso, não há problemas com ciclos de vida de baterias, que eventualmente também acabam na lixeira.
Mas, argumentos ecológicos à parte, há duas coisas que certamente marcam pontos a favor do Unleashed: o seu visual e a sua potência. O Unleashed é baseado no Jaguar E-Type Series III e tem um motor V12 de 6.1 litros modificado, capaz de fazer o carro clássico voar.
No cerne, o Unleashed é a versão aprimorada do E-Type. Todos os detalhes do veículo foram elevados ao nível seguinte, de modo a dar ao condutor a melhor experiência de sempre num Jaguar. Mas o Unleashed também traz o E-Type para o futuro, com um motor que não sobreaquece no trânsito e amenidades como AndroidAuto ou CarPlay.
Na verdade, a E-Type UK vê o Unleashed como mais do que um simples restauro. Para a oficina, este carro é um produto passional, e um upgrade àquilo que representa a Jaguar, transmitindo ao condutor todas as sensações que tornam conduzir num autêntico prazer.
Viam-se neste carro? Vejam as fotos: