A paixão de Michael Jordan por motores em 15 máquinas icónicas

Michael Jordan - carros

Nos últimos dias, Michael Jordan tem “mexido” bastante com os nossos conteúdos aqui no blogue. É verdade, com o lançamento da série da Netflix e da ESPN “The Last Dance”, toda a gente voltou a por os olhos no rei do basquetebol. E quando dizemos toda a gente, não estamos a brincar. A série já ultrapassou o sucesso de The Tiger King e é, neste momento, a série documental mais vista em Portugal e no mundo. Justo, não?

Que o rapaz é um apaixonado por desporto, não há dúvidas. Mas hoje vamos falar sobre outra paixão de Michael “Air” Jordan: os carros. Alguns dos super carros do atleta até aparecem no documentário e outros podemos ver em fotografias de paparazzi. Mas não temos dúvidas que a coleção fosse para além desses registos. Meus caros, a coleção de Michael não devia ser mesmo nada minimalista!

Um dos carros mais famosos de Jordan foi o icônico Porsche 911 turbo conversível branco. Depois da partida em que  os Chicago Bulls conquistaram o seu terceiro título da NBA, foi com esta máquina que Jordan saiu a desfilar. Se fosse um Turbo conversível comum, já estava bem, mas estamos a falar de Michael Jordan, e o rapaz não anda com nada de comum. O carro é um slant nose – versão inspirada no Porsche 935 com suspensão dianteira e faróis escamoteáveis. Ao que parece, este é um exemplar do fim da década de 80, equipado com um motor 3,3 litros e com 286 cv de potência.

Michael Jordan - carros

No entanto, este 922 branco não era o único na garagem de Michael. Michael também já teve um 911 Carrera S 993 vermelho. Aliás, este carro até tem uma boa história. O Carrera S de Jordan serviu como inspiração ao designer Tinker Hatfield que, nos ténis Nike Air Jordan VI, incluiu o logotipo da Porsche na parte de trás dos mesmos.

Michael também gosta bastante de Corvettes e, inclusive, foi o “embaixador Vette” durante os seus últimos anos nos Chicago Bulls. Aqui temos as fotografias de quatro destas máquinas: dois C4 ZR1, em diferentes tons de vermelho, um C5 preto e um C4 prata. O último recebeu a placa “JUMP 23” em homenagem ao seu famoso voo em campo e ao seu número de jogador.

Mas é claro que, durante o contrato com a Corvette, Jordan também teve uns “casos extra conjugais” com a Ferrari. Michael teve um Testarossa vermelho equipado com um flat-12 de 4,9 litros e 390 cv. Além disso, apareceu muitas vezes num Ferrari 512TR, que tinha um motor 434 cv de potência.

No documentário The Last Dance, Jordan também aparece com um Ferrari 550 Maranello. O carro passou pelas mão do rapaz em 1998 e também serviu de inspiração para um dos ténis do jogador. Os ténis Air Jordan XIV tinham um pequeno logotipo do Ferrari na lateral. Isto é um modo de viver, rapazes! Ahah

Contudo, de quando em vez, Jordan deixava os desportivos de lado e andava com os seus carros de passeio. Sabem como é, quando se tem muitas opções de escolha, dá para usar uma máquina diferente todos os fins de semana. Jordan teve um Mercedes-Benz S600 W140, com um motor V12 de sete litros e 395 cv, e, para além deste, o rapaz também já desfilou com um Mercedes 380SL conversível, fabricado entre 1971 e 1989.

Michael Jordan - carros

Michael Jordan - carros

Land Rovers, há? Claro que sim! No documentário, aparecem dois: um vermelho e um preto (notamos aqui um padrão. Estas parecem ser as cores preferidas de Jordan). O primeiro, é um Range Rover HSE de segunda geração, movido por um V8 de 4,6 litros e 228 cv, o outro, por enquanto, ainda não foi identificado.

Agora sobre os carros mais atuais: Jordan já foi visto ao volante de um Aston Martin DB9 V12 de 5,9 litros e 456 cv. Para além disso, o atleta também já teve um SLR McLaren – flagship da Mercedes-Benz. O carro era uma edição especial, criado em homenagem ao Mercedes 300 SLR 722 que Stirling Moss conduziu na Mille Miglia, nos anos 50.

Michael Jordan - carros

Michael Jordan - carros

O que acham desta lista? Aspirantes a basquetebolistas profissionais, toca a driblar! Vai valer a pena.