Um Mazda MX-5 Apto para Todo-o-Terreno

Mazda MX-5 apto para todo-o-terreno

A junção dos termos “roadster” e “todo-o-terreno” pode parecer paradoxal, afinal de contas, imaginar um carro desportivo a correr trilhos é quase equivalente a imaginar a conta no mecânico depois: uma autêntica dor de cabeça. Porém, não é totalmente impossível… veja-se o caso deste Mazda MX-5.

Antes de mais, convém salientar uma coisa: este Mazda MX-5 foi convertido para todo-o-terreno sem qualquer alteração à suspensão original. O motivo para esta adaptação offroad foi simples: o proprietário queria um carro divertido de conduzir e que o pudesse levar a eventos de montanha. O MX-5 cumpria a primeira parte e estava apto para 90% do percurso, contudo os outros 10% eram impossíveis com o carro sem alterações.

A solução foi simples, Joel Gat, o proprietário do veículo, removeu as saias laterais, o rebordo do para-choques e martelou o chassis perto das rodas para ganhar mais espaço para a alteração principal: pneus de 27 polegadas.

A altura dos pneus foi ajuda suficiente para percorrer os trilhos que o proprietário costumava percorrer, e sem que fosse necessário mexer na suspensão. Infelizmente o conjunto de pneus não é suficiente para que este MX-5 possa fazer todo o tipo de trilhos: mesmo no trilho habitual de Joel Gat há momentos em que o proprietário sente a necessidade de tração às quatro rodas.

No entanto, para a maioria do percurso, este MX-5 é excelente. Claro que é necessário um kit de unhas apto a manobrar um carro tão baixo e tão leve nos terrenos ardilosos da montanha, mas de qualquer forma fica provado que com um conjunto de pneus e alguns recortes na carroçaria, o Mazda MX-5 fica pronto para todo-o-terreno… ou pelo menos para alguns trilhos.

Vejam as fotos:

Mazda MX-5 Mazda MX-5