A&D | A Box House de Paredes de Coura

Box House

Rapaziada, esta semana ao A&D trazemos-vos um projeto nacional, da autoria do arquiteto Tiago Sousa. A Box House está localizada em Paredes de Coura e teve como objetivo reavivar as ruínas de uma casa tradicional, sem que houvesse expansão da casa original.

Ao olhar para a Box House, nota-se desde logo a combinação do tradicional e do moderno. A casa original tinha sido construída há coisa de um século, e tinha sido um marco da vila de Romarigães, onde a população se reunia para eventos especiais. Agora, 50 anos depois de ter sido abandonada, a Box House reergue-se, não como um marco da vila, mas como um marco da arquitetura nacional.

Foram necessários dois anos para que o projeto fosse construído. O projeto aposta na pedra, no betão e no tijolo para reerguer a casa original, transformando-a numa carta de amor à tradição e à modernidade. Enquanto o andar térreo poderia ser uma tradicional casa minhota, o primeiro andar aposta num estilo que destoa do resto da casa, ao mesmo tempo que a complementa com graciosidade.

A Box House não é um projeto colossal. No total, a casa conta com apenas dois quartos (no andar superior), totalmente simétricos, tal como o resto da casa quando vista do exterior. Já no andar inferior é possível encontrar a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar.

Com janelas enormes, que banham a casa em luz, a Box House salienta a relação entre o interior e o exterior, criando uma espécie de continuidade entre os dois. O uso da madeira no interior do edifício dá à Box House um aspeto mais acolhedor e reforça a ideia de que se está num espaço rural.

Imaginavam-se a passar aqui uma temporada? Vejam as fotos:

Box House

Box House

Fotografias de Ivo Tavares Studio