A&D | Douro Hotel & Adega em Tabuaço

Um projeto sobre o Alto Douro Wine Valley, Património Mundial em 2001, o hotel e a adega emergem do solo, estendendo o pico onde se instalam e realizam os terraços adjacentes, utilizando um mecanismo de mimetismo e fusão com a natureza. A proposta foi inspirada pela ideia de uma incisão volumétrica na paisagem requintada que poderia ser um ícone subtil surgindo na natureza de uma forma serena e integrada, explorando o potencial da sinuosidade dos terraços tradicionais e de certos elementos abstratos da produção vitivinícola no Vale do Douro.

A partir da demolição do que restava da Quinta de Santo António e da preservação de uma capela, os caminhos e muros começaram a formar um cilindro que observa a paisagem a 270 graus. Seguindo a disposição circular, o projeto foi dividido ao longo de um único volume com dois andares. No nível superior localizavam-se os espaços e salas sociais, enquanto no nível inferior ficam as áreas privadas e funcionais. Ambos os níveis estão rodeados por uma grande varanda ao longo de todo o perímetro. A cobertura é a promoção e extensão da natureza, liderada pelas linhas onduladas de plantação e pela piscina que aproxima o espelho de água do leito do rio. Uma cave ocupa um corpo funcional e formalmente destacado, com acessos próprios distintos. Parcialmente escondida, a adega preenche requisitos técnicos, estratégicos e também paisagísticos.

Impulsionados pelo tipo de atmosferas, espaços vazios, experiência física e táctil citada por Peter Zumthor, os materiais respondem aos cenários e objetivos do projeto. No exterior, foi escolhido betão com um acabamento refinado, tons locais e molduras de janelas minimalistas e ocluídas, enquanto no interior foram preferidos o betão, madeira e elementos têxteis. Duas descobertas e caminhos circulares percorrem a propriedade com diferentes extensões e objetivos: um panorâmico e contemplativo; e um caminho de vinho que interpreta a paisagem e a história do vinho do Douro. Foi também proposta a reconversão da horta.

O conceito Douro Hotel & Winery é uma visão impactante, mas igualmente sensível, capaz de maravilhar aqueles que a visitam e apreciar tanto a memória histórica do local de intervenção como a beleza única da paisagem que a enquadra e lhe dá substância.

Gostavam de passar uns dias neste refúgio contemporâneo no meio da natureza? Deixem-nos os vossos comentários ao fundo.