O Land Rover Defender E-Lander

Por mais carros novos que saiam no mercado, os primeiros amores são sempre difíceis de esquecer — e, quando esses amores aparecem totalmente renovados, mas com o mesmo charme de outrora, o amor torna-se numa obsessão. Por mais voltas que o mundo dê, e por mais carros topo de gama que sejam lançados, por aqui vamos sempre ter um carinho especial pelos Land Rovers, e esta reconversão do Defender, o E-Lander, consegue sobrepor-se a muitos carros mais recentes.

O nome desta reconversão revela o jogo logo à partida. Não é necessário ser-se muito astuto para depreender que o E-Lander, da ECD Automotive Design, é uma reconversão elétrica do famoso jipe da Land Rover. E repare-se que isto não é uma reconversão elétrica qualquer: o E-Lander tem como base a plataforma elétrica da Tesla.

Ou seja, o resultado é um Defender elétrico com toda a potência a que já estamos habituados do lado do todo-o-terreno. O coração elétrico deste carro tem uns estonteantes 450 cavalos, e também está disponível uma opção com 600. Na prática, isto traduz-se numa aceleração dos 0 aos 100 Km/h em apenas 5,5 segundos para a versão norma e 3,5 segundos para a versão de 600 cavalos — o que é extremamente impressionante para um carro que não preza pelo seu design aerodinâmico.

Visto que este é um Defender automático, não há necessidade para meter mudanças: ao ligar o E-Lander tem-se imediatamente toda a sua potência à disposição — mas apenas durante um máximo de 400 quilómetros. Como é normal num elétrico, a autonomia do E-Lander varia consoante o estilo de condução, mas, no mínimo, o carro deverá ter bateria suficiente para 200 quilómetros de condução mais agressiva. Os poupadinhos conseguem esticar a autonomia para o dobro.

Apesar de ser um veículo elétrico, este Defender continua com todos os apetrechos que tornam o jipe excelente para off-roading. O E-Lander tem assistência ao arranque em declive¸ controlo de tração e ABS. Além disso, e como é comum nos carros elétricos, o E-Lander inclui também travões regenerativos, o que ajuda a espremer um pouco mais a autonomia. O travão de mão mecânico também foi eliminado e substituído por um travão eletrónico, o que permitiu à oficina aproveitar o espaço do travão, da embraiagem e da caixa de velocidades.

Caso estejam interessados nesta reconversão, podem começar a poupar: o E-Lander começa nos 195 mil dólares. Se calhar ficamo-nos pelos a gasolina…

Vejam as fotos:

Land Rover Defender E-Lander