A Ousadia do McLaren Elva

McLaren Elva

Rapazes, quem por aí gosta de supercarros? A McLaren lançou um novo modelo da sua Ultimate Series. Depois do F1, P1, Senna e o Speedtail, o McLaren Elva chega ao line-up com características pouco convencionais, e que podem não ser inteiramente do agrado de todos os fãs.

Antes de nos debruçarmos sobre as escolhas de design da McLaren relativamente ao Elva (nome que, de passagem, é uma brincadeira com a expressão francesa “elle va”, que significa “ela vai”), devemos destacar as características não-visuais que garantem que o Elva é um autêntico supercarro. Com apenas 1315 Kg, o McLaren Elva é o McLaren mais leve atualmente em produção. O carro conta com um motor twin-turbo V8 com 804 cavalos e demora apenas 2,8 segundos a chegar dos 0 aos 100.

Portanto, em termos de especificações debaixo do capô, nenhum dos fãs da marca há de ter grandes motivos de queixa, até porque este é o carro mais potente da McLaren (se não contarmos com a versão híbrida do P1).

Contudo, a grande divisão de opiniões quanto ao McLaren Elva deve-se à sua aparência. Ainda que talvez possa não saltar à vista imediatamente, uma observação mais cuidada revela-nos algo que, ainda que não totalmente inédito, não deixa de ser um pouco estranho: o McLaren Elva não tem tejadilho nem para-brisas.

Opiniões estéticas à parte, desde logo esta escolha por parte da McLaren pode, à partida, deixar os condutores de alta-velocidade com razões para suspeitas. Afinal, andar a 200 Km/h numa pista sem qualquer tipo de defesa contra o vento pode parecer quase suicida… só que não é bem assim.

Para colmatar a falta de para-brisas, o McLaren Elva tem um sistema hidráulico na parte da frente que aumenta durante a condução para criar um diferencial de ar no cockpit. O resultado é uma experiência relativamente normal para o condutor, ainda que nem isso permita que se conduza o Elva à chuva — infelizmente, a falta de tejadilho não é colmatada por nenhum sistema hidráulico.

Mas, tirando tudo isso, o Elva é um carro veloz e muito aerodinâmico, verdadeiramente feito para as pistas — ainda que apenas em condições meteorológicas favoráveis. Depois do Aston Martin Speedster e do Ferrari Monza SP1/SP2, a McLaren mostra que talvez exista mesmo um nicho para estes carros exclusivamente para os dias de sol.

No entanto, caso a falta de para-brisas seja o maior obstáculo à compra do Elva, não desesperem: a McLaren já anunciou que também está a produzir uma versão com vidro da frente — só precisam de juntar 1,42 milhões de libras.

Vejam as fotos:

Interior do McLaren Elva McLaren Elva