Sr.Fato – Preciso de um Fato e agora?

Sr. Fato - Preciso de um fato e agora?

Boas Rapazes, estava a navegar pela internet e encontrei este meme da página @umuniversitariotambemchora e pensei logo, tenho de falar sobre um tema importantíssimo para os jovens cavalheiros… penso que já todos passámos por isto, uns com mais e outros com menos gravidade, mas sabemos perfeitamente o que é, chegar o dia em que precisamos de um fato e não o temos… vou pedir a um amigo, vou improvisar com um blazer do meu avô ou do meu pai, mas só em último caso irei comprar, sim porque é caro e não vou usar mais nenhuma vez na vida! Estas são as nossas desculpas, para resolver a situação.

Ora aqui está um tema que temos de falar meus caros jovens cavalheiros! Um fato não se veste apenas uma vez na vida, por mais que digam que a vossa vida é só calças de ganga e uns bons ténis convém saber que há sempre momentos em que é preciso recorrer ao formal e não há pior do que uma “alternativa meio safada” para vos estragar toda a imagem.

Enquanto estamos na faculdade ou na escola secundária não pensamos muito no assunto, só queremos um fato ou algo parecido para o dia das galas de finalistas ou quando se fala do traje académico, mas a verdade é que quando chega a altura para procurar um emprego a cantiga já é outra, nem todos os locais de trabalho são indicados para usar fato e gravata numa entrevista, mas se o vão fazer, então façam-no como deve ser! As dicas são simples e não precisam entrar em pânico!

1- Nunca pedir fatos emprestados

É sempre preferível comprar um fato barato, pronto a vestir para ter caso haja um imprevisto.

2- Comprar fatos pretos? Nunca!

O fato mais indicado para começar a compor um guarda roupa clássico é o Azul Escuro ou o Cinzento Escuro. Preto só para funerais. (Regra Geral)

3- Colarinhos formais

Os colarinhos das camisas devem ser sempre sem botões. A gravata não precisa de estar presa por mini botões no colarinho.

4- O uso da Camisa tem regras!

Devemos usar a “fralda” sempre para dentro das calças.

O botão superior junto ao colarinho deve ser sempre abotoado quando usamos gravata, caso não estejamos a usar gravata devemos desabotoar apenas o botão superior.

5- Nunca usar camisas de manga curta com fato

Esta uma regra simples e que nunca deve falhar.

6- Evitem demasiados acessórios

Se estão a vestir fato pela primeira vez, não precisam encarar o fato como um dandy.

Um Fato pode ser usado como fantasia, mas nunca deve parecer uma fantasia no dia a dia.

7- Bainha sempre impecável!

Não custa nada arranjar o fato, depois da compra. Caso a loja não ter esse serviço, devem apostar numa ida a uma costureira para colocar tudo nas medidas certas.

Um fato pronto a vestir tem medidas standard, por isso não existem S, M, L ou XL como medidas normais… se assim for desconfiem.

8- Não sei dar nó da gravata

Vá lá, hoje em dia isso já não é desculpa… vídeos no youtube, ilustrações do Sr. Fato… só não consegue quem não quer!

9- Mesmo assim tenho muitas duvidas!

Então basta seguir @senhorfato no Instagram e acompanhar as dicas que vou postando ou mandar uma mensagem para alguma situação mais específica.