SR.FATO – A mais bela corrida do Mundo

Sr. Fato - A mais bela corrida do mundo

Boas Rapazes, quem aqui já se imaginou num carro desportivo a fazer corridas? Acho que é, regra geral, um sonho que nós cavalheiros gostávamos de realizar, seja em fórmula 1, rally ou até em motas. Desde pequeno que, mesmo sem perceber muito de carros, que me imagino com as mãos num volante antigo e a acelerar por Itália a conhecer todos os seus cantos, mal sabia eu que mais tarde iria descobrir que existe uma corrida perfeita para quem tem um sonho assim, a Mille Miglia.

A primeira edição teve início a 26 de Março de 1927 e em 1938, Mussolini chegou a proibi-la, depois de um acidente com várias vítimas mortais mas foi retomada no ano seguinte, só voltou a ser interrompida no período da 2ª guerra mundial até que em 1957 na vila de Guidizzolo aconteceu um dos maiores acidentes da prova com um Ferrari 335 S, conduzido pelo espanhol De Portago que já na fase final da corrida numa reta onde se chegava a velocidades de 250 km/h, descontrola o seu carro e causa a morte dos ocupantes da viatura e de nove espectadores, desde esse dia nunca mais foi realizada como corrida de velocidade.

Desde 1977 que a corrida se tornou diferente, primeiro realizada de dois em dois anos e alterada depois para anual, a Mille Miglia, passou a ser uma corrida de perícia e precisão. São 1000 milhas de percurso pelas mais belas vilas de Itália em que carros originais da época 1927 a 1957 correm entre si num tempo pré-determinado e aí é que a coisa se torna complicada!

As regras são limitativas pois desde que partem até que finalizam, existe um tempo que não podem ultrapassar e devem seguir com uma velocidade média de 50km/h limitada com pontos de controlo e com pontos de penalização por minutos ou centésimos de segundos definidos também por pontos de controlo.

Esta corrida já não é para loucos pela velocidade, mas sim para quem gosta de saborear a condução, as belas paisagens e claro o convívio!

Enzo Ferrari, definiu a Mille Miglia como a mais bela corrida do mundo e tem toda a razão porque se fizerem uma pesquisa de imagens desta prova vão ficar de queixo caído!

Sigam @senhorfato no Instagram