CINETENDINHA | VOLTAR AO CINEMA COM CÓPIAS RESTAURADAS

Esta semana podemos dizer que o cinema voltou aos cinemas. Rui Pedro Tendinha, chairman do Cinetendinha, aposta nas novidades clássicas, ou seja, clássicos com cópias restauradas. De Cronenberg a Losey….

 

CRASH, de David Cronenberg

Cinema Nimas

Como envelhece a obra-prima de David Cronenberg? A resposta é direta: bem e com camadas. Esta adaptação do romance de J.G. Ballard, aventura erótica sobre um grupo de homens e mulheres fascinados com a junção erótica entre asfalto e corpos. Entre um humor selvagem e uma reflexão sobre o excesso, Crash é a maior provocação cinematográfica do cinema dos anos 90….

 

MR. KLEIN – UM HOMEM NA SOMBRA, de Joseph Losey

Cinema Nimas (Lisboa) e Carlos Alberto (Porto)

 

O título mais conhecido do cineasta americano, aqui a fazer “cinema francês” e a reflectir sobre a memória nazi na França ocupada. Produzido e interpretado por Alain Delon, o filme é o relato de um dealer de arte perseguido com a noção de culpa judaica. Obra de arte sobre os limites do nosso duplo, Mr. Klein é o statement de todos os staments acerca do peso do “doppelganger”. E é magnífico este restauro que nos chega agora neste ciclo de Losey.