5 BEBIDAS ALCOÓLICAS “MAIS SAUDÁVEIS”

Sempre se ouviu dizer que o álcool é o maior inimigo da dieta… mas também se ouve que tudo é possível, em moderação. Para não colocar tudo a perder o ideal é escolher as bebidas alcoólicas menos calóricas, ou, por outro lado, que possam ter um benefício para a saúde. Fiquem com as nossas sugestões!

amigos

 

CERVEJA

Não estavam à espera desta, pois não? Lembrem-se sempre da palavra chave (e complicada, às vezes): moderação!

Em 2014, no Congresso Europeu, em Bruxelas, foram apresentados estudos que mostram que o consumo moderado de cerveja, junto a uma dieta saudável, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Sempre se ouviu falar da “barriga de cerveja, mas, na verdade, essa crença foi desmentida por Kathryn O’Sullivan, uma profissional de de saúde pública inglesa. Acontece que o consumo excessivo de qualquer tipo de álcool pode levar ao aumento de peso.

Já agora, vejam o artigo que escrevemos sobre 3 novas cervejas artesanais portuguesas.

Numbers: cerca de 44 calorias por 100 ml

cerveja

 

VINHO TINTO

É quase uma verdade universal que um copo de vinho é uma opção saudável, visto que muitos deles contêm antioxidantes. Bebidos com moderação (novamente aquela palavra mágica), os vinhos são ótimos para complementar as refeições.

Ora, o vinho tinto é, muito provavelmente, a melhor opção. Pode não ser tão baixo em calorias como outros vinhos, mas o benefício adicional dos antioxidantes, como polifenóis e resveratrol, tornam-no numa escolha saudável para o coração. Descobriu-se até que pode ajudar pacientes com Alzheimer e que pode levar à perda de peso.Numbers: cerca de 70 calorias por 100 ml

Ver a imagem de origem

 

SIDRA

Surpreendentemente, isto porque é a bebida mais doce desta lista, a sidra é considerada uma bebida de baixo nível calórico. Destaca-se por conter vários minerais e vitaminas do grupo B e por ter propriedades antioxidantes, devido a presença de polifenóis.

Numbers: cerca de 50 calorias por 100 ml

Ver a imagem de origem

 

GIN-TÓNICO

O Gin é outra boa opção com um baixo teor calórico que já é tradicionalmente misturada com água tônica e um pouco de limão.

E já agora, sabiam que o gin tem orgiem na Holanda? Aliás, é feito com uma fruta tipicamente holandesa, o zimbro!

Numbers: cerca de 70 calorias por 100 ml

Ver a imagem de origem

 

VODKA

A vodka tem uma reputação má a nível calórico. Na verdade, as calorias só aumentam quando adicionamos ingredientes à bebida, como refrigerantes, açúcar ou até bebidas energéticas.

Uma dose de vodka tem cerca de 70 calorias e foi descoberto que aumenta o fluxo sanguíneo ao dilatar as artérias, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Mas atenção, não estamos a dizer que beber Vodka é o remédio “milagroso”, mas se a saúde do coração for uma prioridade para ti, então a vodka é uma opção melhor do que algumas outras bebidas.

A melhor sugestão é mesmo bebê-la pura com gelo ou com frutas mais leves, como limão e morango, e adoçante.Numbers: cerca de 70 calorias por 100 ml

 

Ver a imagem de origem