A&D | A DANCING HOUSE DE PRAGA

No A&D de hoje queremos mostrar-vos um edifício que, além de histórico, é bastante irreverente. Situada no coração da cidade de Praga, esta é a Dancing House!

Dancing House

O edifício Nationale-Nederlanden em Praga, também conhecido como Dancing House (Casa Dançante), é uma obra de arquitetura bizarra, para dizer o mínimo. Projetada pelo arquiteto croata-checo Vlado Milunić e pelo arquiteto canadiense-americano Frank Gehry, originalmente tinha o nome de Fred e Ginger (Fred Astaire e Ginger Rogers, dois dançarinos famosos).

A construção da Dancing House iniciou-se em 1994 e terminou em 1996. Curiosamente, tomou o lugar de um prédio destruído durante o Bombardeamento de Praga, em 1945. A casa situa-se numa área à beira rio, repleta de prédios com um estilo neobarroco, neogótico e art nouveau. Daí também se destacar tanto.

Ora, este estilo nada tradicional não teve a maior das receções no final do século XX. No entanto, esta casa tem uma história incrível. Durante a ditadura Checa, Václav Havel (um dos principais opositores e inimigos do estado) pediu aos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry que lhe fizessem uma obra num apartamento da família. É nesta altura que falaram como seria incrível construir um edifício cultural no terreno adjacente a este apartamento, que tinha sido  bombardo no final da Segunda Guerra Mundial. Depois disto, veio uma revolução e Havel é eleito presidente. Bom, e o resto é história.

Os arquitetos quiseram que a casa se baseasse na própria sociedade, e na revolução que acabara de acontecer. Portanto, sugeriram um objeto composto por duas partes, uma estática e outra dinâmica, assim como uma sociedade, dentro da qual sua parte menor se separou da corrente totalitária estaticamente rígida.

O nome – Dancing House – deriva da própria forma e design do edifício, que se assemelha a um passo de dança. Desta forma, quase que é possível observar dois corpos, um “mais curvado” com 99 painéis de concreto, coberto por vidro temperado; e outro “mais direito”, que, pelo detalhe das linhas ao longo da sua altura, acaba por envolver o primeiro.

Hoje em dia, a Dancing House, além de ter um restaurante Francês (com uma vista incrível) e um hotel, funciona como prédio comercial com empresas multinacionais. Há ainda planos para transformar o edifício num centro comercial.

Vejam as fotos: