CINETENDINHA | COMBINADO LOCKDOWN

Para este final de semana o Rui Pedro Tendinha, do cinetendinha.pt, propõe à rapaziada uma ida à HBO e outra à Netflix. Cinema português e uma novidade de Hollywood. Porque temos de continuar em casa…

A Outra Margem, de Luís Filipe Rocha (HBO Portugal)

A moda do cinema português apostar na HBO parece ganhar forma e agora é este drama de Luís Filipe Rocha. Hipótese para um belo melodrama ganhar uma segunda vida, quanto mais não seja pela extraordinária transformação de Filipe Duarte, um dos atores maiores do cinema português, desaparecido o ano passado.

A Outra Margem é uma história sobre discriminação, um conto de uma drag-queen que se afasta para a província e se torna amigo de um rapaz que sofre do síndroma Down. Acima de tudo, honesto na forma como nos consegue comover.

 

Malcom & Marie, de Sam Levinson (NETFLIX)

Pode ser um dos derrotados dos últimos SAG’s, mas o novo filme de Sam Levinson é “um tour de force” estimulante e enérgico sobre uma noite em que um casal procede à expiação da sua relação. Ele um cineasta afetado pelo ego, ela uma musa que recusa a subjugação.

Obra sobre a intimidade de um casal, torna-se ainda um comentário pessoal sobre uma derradeira possibilidade de se manter honesto na fábrica do cinema americano. Todavia, quem não for por aí, pelo lado mais “chico-esperto” de discurso de cinefilia, o filme tem outras armas, nomeadamente quando é feroz nessa facilidade de nos colocar em rota de reconhecimento extremo com o casal.

A Netflix esteve bem em dar luz verde a este filme escrito e realizado em plena pandemia…