CINETENDINHA | DOIS FILMES PARA O FIM DE SEMANA

Para estes dias, uma recomendação para que ninguém fique sem bilhetes para o concerto filmado dos Capitão Fausto nos cinemas (é agora que convém encomendar o bilhete para dia 20…), mas para este fim-de-semana caseiro nada melhor que ficarmos derretidos pelo luxuosa viagem de Sofia Coppola pela Nova Iorque de um excêntrico Bill Murray.

Sol Posto, de Ricardo Oliveira e Capitão Fausto (nos cinemas apenas dia 20, apenas na sessão das 18h)

Um evento de música nas salas de cinema. Mas mais do que um filme-concerto, Sol Posto é uma instalação de arte. Três momentos dos Fausto ao vivo, sem público ou palminhas mas com ideias de cinema. Não é preciso ser fã da banda para aderir ao filme, mas ajuda.

Ricardo Oliveira sabe filmar os temas da banda com interlúdios que colocam os rapazes de Alvalade num paisagem noturna e diurna que convoca poses pop e uma limpeza formal admirada. Entre o mar e terraços de outono, temos uma banda a tocar maravilhosamente e um cineasta que vai dar tanto que falar…

 

On The Rocks, de Sofia Coppola (na AppleTv +)

Sofia Coppola a regressar a Bill Murray numa comédia de afectos sobre pais. Aqui temos precisamente Bill Murray como pai de uma mulher em crise conjugal. Juntos metem-se numa aventura para tentar provar a infidelidade do marido.

On the Rocks é feito como um gesto de suavidade, faz lembrar o segmento de Francis Ford Coppola de New York Stories e tem também um cheirinho de Lost in Translation, sobretudo porque Bill Murray é impagável. Terno e caloroso, é ainda um divertimento com uma amargura muito refinada. Mesmo a não querer ser ambiciosa, Sofia Coppola continua a ser uma das mais elegantes cineastas a filmar a comunicação entre seres humanos. A música dos Phoenix nunca suou tão bem num filme, já agora…