CINETENDINHA | COMBO FIM DE SEMANA

Rapaziada, esta semana Rui Pedro Tendinha, aka Cinetendinha, aposta no Home Cinema mas na versão documental. 3 histórias do real que nos colocam entre os Açores e o sistema prisional americano, com passagem para o oceano deslumbrante do Cabo das Tormentas. Sempre a piscar o olho aos Óscares….

 

Cinetendinha

 

A Sabedoria do Polvo, de Pippa Ehrilich e James Reed (Netflix)

Pippa Ehrilich e James Reedconduzem uma história sobre um documentarista sul-africano chamado Craig Foster que, após uma crise de valores, mergulha todos os dias em frente à sua casa no Cabo da Tormentas. Qual não é o seu espanto quando se depara com um polvo-comum que parece pedir a sua amizade

Um eco-filme cujo respeito ao seu ecossistema é mantido e elevado até a um grau muito perto do sagrado ou não fosse este um filme de ficção literalmente científica ou biológica- não é à toa que estamos perante o favorito ao Óscar de melhor documentário.

 

Time, de Garret Bradley (Prime Video)

Um documentário para nos fazer reflectir sobre as imagens criadas por nós. Em Time, a realizadora Garret Bradley usa centenas de horas de vídeos caseiros para contar a história a preto & branco de uma família afro-americana a tentar lutar contra uma absurda pena de prisão: o patriarca está condenado a 60 anos por ter roubado num banco 5000 dólares.

Um documentário do lado protesto nomeado ao Óscar.

 

É Na Terra, não é Na Lua, de Gonçalo Tocha (Filmin)

Uma das esperanças adiadas do cinema português deu-nos este documentário seminal sobre o Corvo, a ilha mais pequena dos Açores. Estávamos em 2011 e esta pequena pérola encantou o Festival de Locarno, propondo um mapa humano sobre um lugar esquecido de Portugal, cheio de histórias e afetos. Porque um documentário pode ter todo este sortilégio humano. Humaníssimo…