CINETENDINHA | 5 FILMES – ESPECIAL ÓSCARES

cinetendinha óscares

 

Boas rapazes, hoje temos o Especial do Cinetendinha com os filmes nomeados que já podemos ver em Streaming. E de lembrar que é também já possível apanhar em streaming filmes como O Único e Incomparável Ivan; One Night in Miami, Borat- O Filme Seguinte, Ma Rainey- A Mãe dos Blues ou Pieces of a Woman, etc.

 

Crip Camp – Uma Revolução na Inclusão, de Nicole Winham e James Lebrecht – Netflix

Nomeado para melhor documentário, o filme narra o processo revolucionário de uma série de deficientes americanos que lutaram para que os seus direitos fossem reconhecidos. Mais do que competente, este olhar documental através da força das imagens de arquivo, consegue ter uma carga ativista tremenda. Dir-se-ia que faz tanto pela nossa cultura cívica como pela nossa cultura geral…

 

Os 7 de Chicago, de Aaron Sorkin – Netflix

Tem 6 nomeações e vai provavelmente vencer a estatueta careca de melhor argumento. Agora, em todo o mundo, está disponibilizado gratuitamente no Youtube da Netflix. Trata-se do relato do julgamento mais mediático nos EUA nos anos 60, um julgamento que abanou a perceção das fundações da Justiça na América. Cinema de tribunal profundamente humanista.

 

Sound of Metal, de Darius Marber – Prime Video

Outro dos filmes com seis nomeações, uma das surpresas destes Óscares. Uma história sobre superação acerca de um baterista de uma banda de metal que vê o seu mundo desabar quando perde a audição. Riz Ahmed é sublime numa experiência cinematográfica que nos faz refletir sobre a nossa necessidade de silêncio.

 

Da 5 Bloods – Irmãos de Armas, de Spike Lee – Netflix

Eis o grande derrotado nas nomeações – apenas uma, melhor partitura musical. Como Spike Lee já foi peremptório: trata-se de um roubo! Dos nomeados em streaming é seguramente o melhor filme. Em forma de aventuras de caça ao tesouro, Lee denuncia o racismo americano em plena guerra do Vietname. Um filme irado e urgente!

 

Mank, de David Fincher – Netflix

10 nomeações, o filme no topo da corrida. A história da odisseia de Herman Mankiewicz ao escrever o argumento de Citizen Kane. Fincher a filmar as memórias e as feridas de Hollywood numa obra tão abstrata como didáctica. Pode não ser para todos, mas é de certeza o melhor trabalho de mise-en-scéne de todos os nomeados. E Gary Oldman e Amanda Seyfried são justíssimos nomeados nas categorias de melhor ator e melhor atriz secundária.

 

Rui Pedro Tendinha – jornalista de cinema