Sr. Fato | 6 Essenciais de Outono

Boas Rapazes, já não bastava toda esta chatice do vírus como ainda nos chega o tempo mais incomodativo, as chuvas e os dias frios do Outono, que de um dia para outro passam a dias iguais aos do mês passado, quentes e cheios de sol! uma dualidade entre o quente e o frio que para alguns é ótimo, mas que para outros é sinónimo de constipação e de não saber o que vestir. As roupas de inverno já voltam para os guarda fatos e apesar de o fato e gravata ainda ser o mesmo, acho que para aqueles dias mais casuais devem apontar alguns destes essenciais, vamos a isso?

1- Blazer ou cardigan

Para um tempo que é incerto, ora está calor, ora está frio, é essencial que um cavalheiro permaneça com a certeza que o estilo nunca lhe falta. O blazer pode ser totalmente sem estrutura, uma mistura de lã e algodão com o conforto necessário para nos sentirmos elegantes e casuais. Já o cardigan deve ser mais pesado, para quando fizer aquele frio bem de repente!

2- Camisola de gola alta

Os ingleses chamam de pescoço de tartaruga e realmente faz lembrar. Nós cavalheiros gostamos de usar este tipo de camisola, pois nos dá aquele visual jovem, elegante, artístico e intelectual que combina perfeitamente com um blazer Single ou double breasted e um pocketsquare bem colorido.

Cores como bordeaux, castanhos ou cinzas são os tons que escolho para este ano.

3- As camurças

Blusões, como o A1 ou A2, bombers ou até mesmo em blazer são um must have de qualquer cavalheiro nesta época. As camurças ao contrário do que muita gente pensa não se estragam com a chuva, mas requerem mais cuidados e limpeza. Se querem um look de cores de outono a camurça não pode estar em falta!

4- A época dos brogues

Não entendo bem o porque desta minha ideia, mas quando chega o outono é a altura em que os meus sapatos começam a ganhar aquela decoração dos picotados a que chamamos de brogue.

Sempre liguei este tipo de sapato ao estilo da caça inglesa e para mim é o sapato ou bota que melhor combina com os tweeds mais indicados para o inverno.

Por isso rapazes, se partilham deste meu gosto, já sabem que é nesta altura que os meus brogues vêem a luz do dia, porque não colocar também os vossos a uso?

5- Gabardina ou guarda chuva

Já se houve falar das chuvas e é nesta altura que há dias em que ameaçam voltar, por essa razão estejam preparados com a vossa gabardina ao estilo casaco das trincheiras ou com um bom guarda chuva de preferencia negro e de cabo de madeira ou bambu, um clássico que qualquer homem deve ter. Atenção! Um bom chapéu de chuva tem uma estrutura forte e que pode ser comprovada tanto pelo olhar, pelo deslizar através do cabo ao abrir e claro por aquele click que mais faz lembrar uma arma ao carregar. Leram isto e ouviram não foi?

6- Chapéu e Echarpe

Apesar de o sol não vos brilhar todos os dias no Outono, o chapéu continua a fazer sentido, para ser correto o chapéu pode ser usado todo o ano, mas nesta altura, está na hora de tirar o pó dos vossos Fedoras, Homburgs e também chapéus de côco!

Quanto à echarpe deixem que faça aquele frio que nos deixa mais frágeis na garganta, para proteger das constipações que podem ser confundidas com aquele maldito vírus que ainda anda por ai.

Caso não conheçam algumas das peças que vos falo aqui sigam @senhorfato no Instagram!