Sr. Fato | Quantos fatos devo ter? 

Boas rapazes! Acho que não vale a pena entrar por sites “manhosos” para descobrir a resposta a esta pergunta, pois podemos ser muito fãs de fatos, tal como o @senhorfato, ou simplesmente acharmos demasiado formal e não ser o nosso estilo, é legítimo que assim seja, pois somos todos diferentes e não usar fato não é, necessariamente, sinal de que não devemos ter pelo menos um, acreditem!

Mas para evitar que abram sites que vos podem trazer vírus, porque não confiar nos Bons Rapazes e no vosso amigo conselheiro no que toca a esta indumentária, para saber quantos fatos devemos nós adquirir, para ter um guarda roupa, proporcional as nossas necessidades? Vamos dividir este post em 4 cavalheiros de diferentes gostos e que usam ou não fato. Prontos para os apontamentos?

Nunca usa fatos

Este cavalheiro, pode até nunca ter usado um fato mas desconhece a que altura da sua vida não será necessário usar como para um casamento, baptizado, entrevista de emprego ou algo parecido.

Muitos são os momentos na nossa vida em que por norma devemos vestir o fato, por isso, é importante ter 1 fato no nosso guarda-roupa mesmo que não seja habitual usar.

Pedir emprestado a alguém não é uma solução aceitável, nem mesmo ter apenas um blazer que possamos usar com umas calças chino.

Por isso, este cavalheiro deve ter apenas fato escuro, Single breasted com lapelas simples “notch” e de tecido sólido e cor azul navy escuro ou cinza escuro dito “charcoal” ou carvão. Deve ainda acrescentar uma camisa branca, sapatos pretos e gravata a gosto.

De vez em quando usa

Se este cavalheiro, que até nem é o maior adepto do uso de fatos, mas que de vez em quando até tem de o usar, tiver de contar quantos fatos deve comprar para estar salvaguardado, diria que tem de ter pelo menos 3 fatos. Porquê? perguntam vocês e bem.

Se de vez em quando tem vestir fato, então não vai querer ser visto sempre de igual. 3 fatos iguais não é de todo o mais correto até porque por mais que diga a todos que até põe os seus fatos para limpar, eu acho que ninguém vai acreditar. Eheheh.

Portanto caro cavalheiro, que está nesta posição, 3 fatos devem bastar, todos eles de tons sólidos e as cores são tal como o primeiro exemplo, o azul navy escuro e o cinza charcoal. Mas eu disse que eram 3 certo? Pois bem então 1 deve ser azul em double breasted para depois poder usar como blazer em separado e os outros dois em cinza, um de inverno com tons mais escuros e tecidos mais pesados e outro de verão de tons mais leves e tecido fresco. O ponto a favor é que consegue através deste 3 fatos fazer combinações com o casaco double breasted azul.

Usa regularmente

Para trabalhar devemos ter mais fatos, não só porque se torna cansativo andar sempre com os mesmos tons, como também podemos dar mais descansar os nossos fatos de forma a poupar o seu tempo de vida, poupando dinheiro, pois é um investimento construir um guarda roupa assim, mas também porque é bastante caro fazer limpeza dos fatos constantemente.

O número ideal de fatos para este tipo de cavalheiro poderá ser aproximadamente 10 fatos, de preferência com tecidos discretos para trabalhar, mas podemos incluir alguns mais causais é claro um traje formal.

No que toca a cores e tecidos podemos escolher consoante o nosso gosto pessoal pois há quem seja mais adepto do azul e há quem seja mais inclinado para o cinza, porém visto que temos 10 fatos para usar, devemos optar por introduzir, o príncipe de gales, os quadrados mesmo que sejam padrões mais leves ou até as riscas sempre de giz ou o menos marcadas possível para que não pareçam saídos de um filme de mafiosos.

A variedade de cortes também conta para esta lista por isso é sempre bom adicionar um double breasted, lapelas diferentes e bolsos também. Será importante ter alguns fatos completos, isto é, com colete e claro investir em alguns tecidos como o Tweed ou a flanela para invernos mais rigorosos.

Como este tipo de cavalheiros usa fato frequentemente, naturalmente também tem um estilo de vida que o leva a eventos com alguma formalidade e em que um fraque ou um smoking podem ser necessários. Dependendo do estilo de eventos formais a que normalmente é convidado a escolha de um ou outro varia.

 Amante de fatos

Se tal como eu são fãs deste estilo de vestir clássico ou até mesmo estilo de vida, então não há número certo de fatos a ter, é como se costuma dizer, “O céu é o limite!”

Dependendo das nossas possibilidades para conseguir ter um guarda-roupa aceitável para um  fã deste estilo é importante saber desde o início que custa bastante a construir. É preciso ter bastante dinheiro para investir, pois ao começar a conhecer os tecidos, os cortes, os acessórios, vamos percebendo que são todos eles associados a uma vida luxuosa e isso eleva bastante o preço.

Seja de que forma for o importante é que se sintam confortáveis, com estilo e acima de tudo educados como um verdadeiro cavalheiro deve ser.

Para mais dicas como estas, sigam a página @senhorfato no Instagram!