Sr. Fato | Futuro vs Passado (mensagem para jovens cavalheiros) 

Boas Rapazes, num duelo futuro vs passado, o cavalheiro encontra-se quase sempre no meio, concordam?

Eu penso desta forma pois, se formos bem a pensar, somos sempre um misto entre aqueles que valorizam os valores do passado, mas procuram deixar a sua marca para o futuro. Digo-vos isto porque, dei por mim a refletir sobre se os jovens de hoje em dia ainda procuram o passado, se a história lhe diz alguma coisa, se de certo modo só vivem a sua vida na procura por algo novo e que no fundo, por desconhecimento, já foi descoberto muito antes deles terem pensado nisso.

Somos todos reféns de um início e de um término inevitável, é assim a vida, mas nada disso nos impede de adquirir o máximo de conhecimento possível e com ele fazer algo que possa acrescentar mais um ponto a este conto. A reflexão é simples, se vivemos em média 80 anos e passamos cerca de 20 a 22 anos a estudar, temos ainda quase 60 anos de vida (se tudo correr bem) para realmente aprendermos e pensarmos com maturidade sobre o que andamos aqui a fazer. Hoje em dia um jovem de 20 anos está tão habituado ao automatizado que nem sequer pensa o que o passado tem de tão importante para que lhe possa trazer boas inspirações para o futuro, aprender com os erros de quem já esteve cá antes de nós pode ser um passo importante para não cair na desgraça de cometer algo parecido.

Já pensaram que, por exemplo, um relógio de pulso, hoje em dia, já quase não é utilizado para a sua função? São objetos lindíssimos e com muitos anos de mestria dedicada a aperfeiçoar o movimento dos ponteiros, anos de trabalho dedicados ao design de uma pequena caixa que contém um mecanismo capaz de gerir o tempo das nossas vidas. O tempo passa caros cavalheiros, mas se o telemóvel fica sem bateria e não aprenderam como ver as horas à antiga o tempo nunca mais será igual e atenção que esta lógica não serve só para este caso.

Isto é só um pequeno exemplo de que a nossa aprendizagem deve começar logo bem cedo, para podermos discernir sobre qual o peso que queremos pôr na balança da vida, não podemos desequilibrar pondo todo o peso no passado, nem muito menos num futuro vazio, o equilíbrio é fundamental.

A história traz sempre algo de novo, não deve ser descartada ou rotulada como uma seca, pois é no passado que podemos ir buscar a forma de nos destacarmos no futuro! Sejam cavalheiros jovens com vontade de aprender, sejam modernos, cultos, informados e sobretudo interessados, pois esse é o nosso trunfo para seguir em frente e aceitar que a vida é mais interessante quando realmente aprendemos como vivê-la!

Para mais dicas sobre ser gentleman, sigam @senhorfato