5 maneiras de optimizar espaços pequenos

Quanto mais tempo passamos em casa mais importante se torna criar um espaço confortável em que nos sintamos bem, certo rapazes?

A ideia de que quanto mais pequeno, mais limitado o espaço é, está completamente ultrapassada. É possível decorar ambientes pequenos de forma única e criativa. Às vezes, o mais importante é aceitar o espaço que temos e tomar o melhor partido do mesmo. Aqui, vamos perceber as estratégias a adotar para melhorar todos os pequenos cantos à casa.

1. Espelhos

“Espelho meu, espelho meu, será que alguém percebe mais da minha casa do que eu?” Pois claro que não.

Para além da sua função tradicional, os espelhos têm a capacidade de ampliar espaços compactos. Mas não devem ser colocados de qualquer maneira, para que o ambiente seja amplificado, o espelho deve ser usado da seguinte forma:

  • colocar no corredor para ganhar profundidade;
  • investir em móveis com espelhos embutidos, como guarda-roupas e aparadores;
  • em salas de jantar- usá-lo próximo ou ao lado da mesa;
  • escolher modelos que vão do chão até o teto;
  • posicioná-los perto das janelas para valorizar a iluminação natural;

Lembrem-se, rapazes: quanto maior a área que o objeto abrange, maior a sensação de amplitude.

2. Iluminação

Avaliem bem a tonalidade das lâmpadas. OS tons quentes proporcionam sensação de aconchego e conforto- ideal para salas de estar, quarto e sala de jantar. Já a luz mais “fria” estimula mais a atenção e a criatividade- mais adequadas para espaços como cozinha, escritório e casa de banho, por exemplo.

E sobre a posição? Pensando na otimização de espaços:

  • a iluminação natural é fator-chave para ampliar ambientes, já que muita luz artificial pode causar uma sensação de “aperto” ou de falta de espaço;
  • pequenos focos de luz artificial ajudam a destacar elementos que merecem atenção. Façam isso em áreas que têm espelho perto ou aquelas nas quais a luz natural não chega de forma tão eficiente;
  • janelas grandes são uma ótima estratégia. Além de ajudarem na iluminação natural, dão a sensação de que o ambiente é maior por causa da vista de fora.

3. Decoração minimalista

Aqui, o truque é a qualidade não não a quantidade. O estilo minimalista cumpre muito bem a tarefa de auxiliar na organização e otimização de espaços. É que, às vezes, “menos é mais”.

Sabendo disso, que tal focar em peças estratégicas? Selecionar poucos móveis, com tamanhos maiores — uma excelente maneira de reproduzir a decoração minimalista. Materiais frios como o cobre, o vidro e o alumínio podem ser usados com destaque.

4. Tons claros

Cores claras funcionam bem porque têm a capacidade de ampliar e iluminar o espaço. Além de pintar as paredes com tonalidades próximas do branco, é importante que o teto acompanhe o padrão, já que tons escuros dão a sensação de que o ambiente é menor do que realmente é.

Móveis e objetos de decoração servem para gerar contraste com a paleta de cores suave das paredes. Sintam-se livre para decorar o ambiente com quadros, vasos, almofadas, aparadores e cortinados.

5. Verticalização

Esta pode ser uma solução bem interessante. Um dos principais problemas encontrados em espaços pequenos é a sub-utilização dos espaços verticais. A maioria das mesas, estantes e arquivos pré-fabricados priorizam a expansão horizontal. Aqui o que devemos fazer é desenvolver móveis planeados especificamente para aproveitar os espaços verticais e livrar espaço de chão.