A&D | A Gable Silhouette, na Nova Zelândia

Gable Silhouette, na Nova Zelândia

Boas, rapazes. Para o A&D desta semana vamos viajar até Christchurch, na Nova Zelândia, para conhecer a Gable Silhouette, da autoria do estúdio neozelandês Young Architects.

Inspirada nos projetos iniciais de um dos maiores arquitetos neozelandeses de todos os tempos, Sir Miles Warren, e no estilo arquitetónico predominante na região de Central Otago, também na Nova Zelândia, a Gable Silhouette é uma casa que combina o modernismo com a funcionalidade das formas elementares.

O próprio nome do projeto reflete a estrutura da habitação — Um “Gable” (“empena” em português, ou ainda “gablete”) é a parede triangular da casa que junta as paredes às águas-furtadas do edifício. Conhecido o significado, o nome Gable Silhouette torna-se evidente: o formato triangular e a cor escura exterior transmitem claramente a ideia da silhueta da empena.

Mas ainda que por fora seja preta, a Gable Silhouette é uma casa de contrastes. O cedro preto exterior é contrastado pelos tons de madeira naturais interiores, e a este contraste é atribuída uma analogia curiosa: entrar na Gable Silhouette é como morder uma maçã — atravessa-se a camada protetora exterior para se descobrir a fruta tenra do interior.

Por dentro, a Gable Sillhouette aposta em espaços amplos. Os tetos são elevados, mas não constantes — a altura varia de divisão para divisão, de modo a diferenciar as zonas da casa e a dar-lhe um charme inquisitivo único. Estes tetos elevados também criam espaço para o quarto principal estilo loft, separado das restantes divisões.

Vejam as fotos:

Exterior Gable Silhouette Sala Gable Silhouette Corredor da Gable Silhouette Quarto principal da Gable Silhouette