SR. FATO – CONFORTO VS CLASSE

Boas Rapazes, dizem que com esta quebra (pandemia de COVID-19) nas nossas vidas, começaram a surgir novos hábitos e que com o tempo o formalismo vai deixando de existir dando lugar ao conforto que nos fomos habituando nas nossas casas. Antes já havia uma desistência da parte dos homens quanto à utilização de gravatas, mas o que estes teóricos nos fazem querer é que também os fatos começam a deixar de fazer muito sentido e que a indumentária de luxo já caminha num sentido de conforto/estilo muito associado ao fenómeno athleisure.

Na minha opinião, enquanto defensor da utilização de diferentes roupas para diversas ocasiões, sinto que se está a perder o conhecimento sobre o assunto e que estamos a entrar numa espécie de banalização dos dresscodes.

sr fato

O formal não morreu, pode ir alterando com o tempo sim, mas não é de todo um conceito efémero, uma espécie tendência de estação, que a partir de agora encostamos a um canto ou guardamos no armário para nunca mais usar.

Temos urgentemente de fazer perceber às gerações mais recentes que o fato é um clássico, nunca passa de moda e é das indumentárias mais elegantes que um cavalheiro pode vestir. Quando está com as medidas corretas e quando a escolha do tecido combina perfeitamente com a temperatura que se faz sentir na rua, o fato pode ser tão ou mais confortável que um fato de treino e o mesmo se pode dizer num duelo sapatos vs ténis.

As grandes marcas já produzem roupa de desporto como artigos de luxo, fazendo com que figuras publicas de grande destaque apareçam assim vestidos, o que  torna ainda mais forte essa banalização do informal nos momentos formais. Aquilo que era excentricidade passou a ser normalidade e isso não é bom nem para os fatos nem para a roupa desportiva.

A minha dica é que devem observar as diferentes opções que existem não se deixem vencer pelo casual, pelo fácil e despreocupado, a vossa imagem é importante, até mesmo no momento em que vão colocar o lixo no caixote público. Um pouco de discernimento, quando escolhemos o nosso look nunca fez mal a ninguém por isso há que saber que este duelo de classe vs conforto devia ser um empate, sabendo que cada um tem o seu lugar de destaque no tempo e local indicados!

Sigam @senhorfato no instagram!