O paraíso de Angra dos Reis – Residência NB / Jacobsen Arquitetura

Descrição enviada pela equipa de projeto. A residência NB foi o primeiro projeto de renovação de uma casa, situada no condomínio do Frade, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Este projeto aconteceu depois da inauguração do Hotel Fasano, outro empreendimento desenvolvido pelo nosso escritório, e que ainda conta com o futuro lançamento de 85 unidades residenciais, divididas em 3 conjuntos arquitetónicos.

A localização do projeto é bastante privilegiada. A partir do contexto de exuberante beleza natural, a integração entre o edifício e a paisagem constituiu como premissa que norteou o desenvolvimento do projeto. Uma das faces da residência é voltada para o mar, e a outra, para uma via de acesso local. A fachada da rua, de caráter compacto, permite que a volumetria do projeto se revele aos poucos, de maneira que a variabilidade da fachada voltada para o mar se constitua como um elemento que cause surpresa.

Para a aprovação do projeto da residência, utilizámos a volumetria da construção existente, de modo a respeitar a altura e a ocupação máxima do lote. Segundo as restrições locais, seria possível acrescentar áreas construídas sobre o segundo pavimento, contando que fossem proporcionalmente menores e recuadas dos limites da cobertura. Outra mudança efetuada foi a leve elevação da cota do piso de acesso, na fachada voltada para o mar, de modo a ampliar a vista da residência e, também, protegê-la de eventuais variações no nível do mar.

Com o objetivo de conferir maior agilidade à construção, utilizámos estrutura metálica de proporções esbeltas, mas capazes de vencer grandes vãos. Outro recurso empregado foi o prolongamento de grandes beirais e varandas, que fossem capazes de proteger todo o andar superior. Por sua vez, o pavimento térreo foi concebido como um espaço aberto e integrado. Para acentuar esse caráter, propusemos a extensão do terraço da piscina em frente ao mar, contribuindo para a criação da sensação de amplitude e integração com a natureza.

Arquitetos: Jacobsen Arquitetura
Fotografias: Fernando Guerra | FG+SG

fonte archdaily