1965 Ford GT Competition: o carro que fez a Ford campeã por quatro vezes na Le Mans

1965 Ford GT Competition

Rapaziada, hoje é dia de boas histórias por aqui! Se assistiram ao filme Ford vs Ferrari, provavelmente já sabem um bocado dela. O filme conta história por trás da disputa entre a Ferrari e a Ford na Le Mans de 1966. Por isso, rapazes, quem ainda não viu o filme, cuidado! Este texto contém spoilers (desculpem). Então, a Ford foi a vencedora não só na corrida de 24 Horas da Le Mans de 1966 como nas 3 corridas posteriores. Yeap, entre 1966 e 1969 a Ford foi quem venceu as disputas, e este protótipo foi o responsável por ajudar nessas vitórias.

O chassi número GT / 109 é um dos dois exemplos sobreviventes de cinco construídos na altura. O GT / 109 foi apresentado pela Ford em França, com os pilotos Maurice Trintignant e Guy Ligier, voltando depois para Shelby , nos EUA, para ser reconstruído. O carro foi para Kar Kraft, onde serviu de “cobaia” para o desenvolvimento do motor Indy 500. Depois disso, acabou num armazém da Ford em Detroit. Tempos depois, o motorista stuntman Dean Jeffries comprou-o e manteve-o até à sua morte, em 2013. Depois disso, o carro foi comprado por Dana Mecum e foi completamente restaurado para a sua configuração original de Le Mans.

Inegavelmente, o carro é uma verdadeira peça da história da Le Mans e da corrida americana. E está a ser leiloado! Agora fica uma questão: quanto é que acham que vale este carro? Espreitem aqui!

1965 Ford GT Competition 1965 Ford GT Competition 1965 Ford GT Competition 1965 Ford GT Competition