A&D | Casa Naila

Casa Naila

Rapazes, o architecture and design de hoje é bastante completo. Tanto nos enche as medidas com o seu design como também nos faz querer escapar para o Mexico quando tudo isto acalmar. Só não vos mostramos este projeto na rúbrica “Escape de fim de semana” porque se fosse para escapar, seria durante umas boas semanas! Ahah

Então mas relativamente a este projeto: a Casa Naila é uma casa localizada numa propriedade de 740 m² em Puertecito, uma pequena comunidade costeira em Oaxaca, no México, e foi construída pelo estúdio de arquitetura mexicano BAAQ. O projeto compreende um complexo de quatro volumes de madeira e betão de diferentes alturas e está coberto com telhados inclinados que aludem à topografia rochosa da praia circundante. Construído apenas com materiais locais e técnicas tradicionais, o design inteiro da casa presta homenagem a Oaxaca em todos os seus aspetos.

A casa é montada com uma base de betão armado, um material que também se estende a certas partes dos níveis do solo dos quatro volumes para direcionar e enquadrar as vistas em direção à paisagem externa. Para além do betão, também é utilizada madeira de palmeira, um material predominante na área que também é usado nos sistemas tradicionais de construção de casas vernaculares da costa de Oaxaca. Um dos espaços fundamentais do projeto é a área da cozinha, que abriga um fogão de barro chamado ‘lorena’, um elemento comumente encontrado nas casas rurais de Oaxaca.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de integrar a arquitetura ao ambiente circundante, uma vez que o clima permite que a maioria das atividades diárias sejam realizadas no exterior. Cada um dos quatro volumes da casa tem uma orientação diferente que permite a circulação de ar e iluminação, ao mesmo tempo que garante que todos os habitantes possam desfrutar da vista para o mar.

Casa Naila Casa Naila Casa NailaCasa Naila Casa Naila Casa Naila Casa Naila