Sr. Fato | Gentleman Looks nos OSCARS 2020

OSCARS 2020

Boas Rapazes, mais um ano de OSCARS e mais uns looks para analisar, mas desta vez vou fazer a análise de outra forma, não só, aparecerão os bem vestidos, como aqueles pormenores que são super inovadores e que por vezes nem sabemos se vão ser novas modas ou se são tão efémeras e más, que desaparecem logo!

Ao acompanharem esta minha análise não se esqueçam de que a gala dos OSCARS é um “Black Tie Event” logo, dresscode é smoking e claro para mais dicas sobre menswear é só visitarem e carregar naquele botão que diz “seguir” em @senhorfato no Instagram!

Vamos lá começar!

 

Joaquin Phoenix

OSCARS 2020

O vencedor de melhor ator deste ano com o filme Joker deu que falar nesta edição dos OSCARS, um discurso emotivo e político , deixando de lado todo o brilho de uma noite de glamour. Foi intenso e como um murro na mesa, Phoenix deixou a lição de olharmos para os outros com amor, sem quaisquer barreiras. Não esteve presente na after party e foi comer um hambúrguer Vegan num restaurante em Los Angeles com a sua namorada, numa atitude de cavalheirismo e atenção com a pessoa que ama, importante reter rapazes!

E quanto ao smoking? Sim, não me esqueci, reparamos que o senhor tem estado sempre igual… porque será? Até neste assunto temos uma atitude diferente, Joaquin repete o seu smoking para “reciclar” por isso este look não é novidade, mesmo assim, não posso deixar de reparar nas Botas Chukka em vez de uns Oxford.

 

Brad Pitt

OSCARS 2020

É um ícone, nada lhe escapa. Ganha este ano o seu primeiro OSCAR enquanto ator. Brioni é a marca que o veste, uma casa italiana, mais propriamente de Roma, que tem muito que se lhe diga, desde 1945 que veste grandes figuras e inventou conceitos como os “trunk shows”, “men’s runnway show” ou “ready-to-wear haute couture”, já para não falar dos seus trajes arrojados. No que toca a 2020 a Brioni resolveu apostar num clássico smoking jacket de veludo com uma lapela arredondada. Impecável não está?

 

Spike Lee

OSCARS 2020

O seu fato roxo já se tornou presença habitual nesta gala, não sejam Spike Lees e adoptem este estilo, isto é único e não é de todo aconselhável para um black tie event, no entanto, este ano, a homenagem a Kobe Bryant falou mais alto e tivemos um Spike Lee com um fato roxo da Gucci debruado a amarelo, como um blazer de remo “Rowing blazer” e uns ténis da Nike modelo de 2014 Kobe 9 Elite “Sequoia”. Ficou com um look, preppy mas da minha cabeça não sai a imagem do Lobby boy de Grand Budapest Hotel.

 

George Mackay

OSCARS 2020

Em 1917 deixa a sua marca como ator principal no meio de trincheiras da primeira guerra mundial e a sua farda mesmo assim ficou com mais botões do que o seu double breasted na passadeira vermelha de 2020, mesmo assim não falhou nas medidas, mas tem uma lapela “notched” que não é muito usual em casacos assertoados. Acho que mesmo com estes dois apontamentos há algo que não posso deixar de enaltecer, reparem bem no laço do rapaz eu usava!

 

Dean Charles Chapman

OSCARS 2020

Também ator no filme 1917, Chapman, de apenas 22 anos, chega à passadeira de Black Tie como um senhor! Lapelas em bico e Boutonnière e reparem no sapato “monk strap” não é exemplo para o melhor sapato de smoking, mas não ficou nada mal!

 

Leonardo Di Caprio

OSCARS 2020

Só para deixar claro que não tenho nada a dizer sobre este exemplo de Black tie!

 

Timothee Chalamet

OSCARS 2020

Um jovem com um look desastroso, é Prada sim e uma pregadeira Cartier, mas do que vale ter tanto Griffe se depois fazemos uma aparição destas? Dava um bom fato de treino, quer dizer, um excelente e estiloso fato de treino com os ténis do Spike Lee.

 

Rami Malek

OSCARS 2020

Depois de Bohemian Rapsody, confesso que estou desejoso de ver este excelente ator no papel de vilão em 007 “No time to die”. Na passadeira vermelha, marcou o seu estilo “all black”, que, já devem imaginar, alterava a camisa para um branco, porém percebo que tenha de haver diferença e brilha com um smoking double breasted Ives Saint Laurent que é um clássico intemporal!

 

Mahershala Ali

OSCARS 2020

Emernegildo Zegna já ouviram falar? É uma marca Italiana que produz fatos de alta costura e tecidos de lã de alta qualidade tem imenso prestigio, mas quando olho para este corte do casaco assusta-me a valer! É um single ou double breasted? Não há botões e em vez de um cinto tipo “safari jacket” mais parece um kimono a apertar de lado… não digo que não seja uma inovação, diria que é um pouco assimétrico para o meu gosto, vá lá estou a ser simpático!

 

Tom Hanks

OSCARS 2020

Mais um caso de “reciclagem” do look e não é que resulta? Tom Hanks até parece mais novo assim vestido! A magia do traje formal é esta mesmo! Quem não acredita que experimente! Veludo com lapela arredondada e mangas viradas e tal como nos Golden Globes, os arrojados Opera Pump! Quando for grande quero ser assim!

 

Noah Baumbach

OSCARS 2020

O cineasta que escreveu o filme nomeado para “Best Picture” Marriage Story, aparece-nos com grande pinta para os OSCARS, clássico sem dúvida, sem um pocket square que até lá podia estar, com uns sapatos pretos de aba tipo “bluchers” e no pulso o seu relógio do dia a dia, o Rolex Oyster Perpetual Day-Date.

 

Keanu Reeves

OSCARS 2020

Tinha que referir este pequeno, mas grande pormenor que faz toda a diferença no black tie. Geralmente quando usamos o “smoking” podemos usar um cummerbund, a faixa para a cintura ou um colete, este ultimo deve ser com um corte especial, nunca deve ter o mesmo corte dos fatos de três peças. Keanu Reeves acertou em cheio, ao lado do alvo.

 

Robert de Niro e Al Pacino

OSCARS 2020

Clássicos do cinema, mas no que toca ao look estão demasiado modernaços! Robert de Niro até está bem para o evento, um smoking, bem simples, com uma quebra na bainha e com um erro comum da gravata negra! Al Pacino está uma confusão! Look “all black”, de casaco com ombros largos e bordado com um padrão que faz parecer amarrotado, camisa negra para fora das calças, bainha com quebra a mais… podia continuar, mas tenho na memória o filme “perfume de mulher” em que Al Pacino, até cego, tem um guarda roupa de meter inveja!

 

Billy Porter

OSCARS 2020 OSCARS 2020

Lembram-se do ano passado com aquele black tie com saia? Bem este ano Billy Porter apareceu novamente de outro mundo, talvez do mundo da alta costura de senhora. Deixo-vos aqui o antes e depois deste look que não tenho analise detalhada! A mantinha deve ser boa!

 

Mark Ruffalo

OSCARS 2020

O fato é Valentino e muito estranho nas lapelas, eu digo fato, porque é um mix entre fato e smoking… tem lapelas “notched”, bolsos com abas, botões forrados e os sapatos sãoChristian Louboutin” de veludo sobressaem demais no look. Para mim é um “eh”.