Sr.Fato | 3 dicas para um comprimento de calças adequado

comprimento de calças adequado

Boas rapazes, muitas dúvidas surgem entre os homens no que toca à bainha das calças, vamos esclarecer tudo sobre este tema de forma a podermos fazer as nossas decisões quando mandamos as nossas calças para a máquina de costura!

É verdade que os homens, hoje em dia, já não usam muitas peças de roupa feitas por medida, os pronto a vestir foram acabando com esta tradição e sem duvida, muitas vezes, ficamos a perder. Só há uma peça que continua a fazer a sua viagem até à máquina de costura, as calças, ou são demasiado compridas, ou demasiado largas e principalmente os homens mais pequenos, como é o meu caso, recorrem à costureira sempre que compram um par novo.

Como devemos então usar as nossas calças? Os mais antigos, dizem que hoje em dia se usam calças demasiado apertadas e com a bainha muito alta, os mais novos, acham que uma quebra na bainha faz com que fiquemos com um ar desleixado! Quem tem razão? Vamos aos factos?

 

1 – A quebra

comprimento de calças adequado

A quebra acontece quando a bainha toca no sapato criando uma onda no tecido, essa sobra de tecido é normal e pode ser maior ou menor dependendo da quebra que queremos fazer nas nossas calças!

Existem três tipos de quebra, a normal, a media e sem quebra todas elas são normais e devem ser aplicadas consoante o corte das calças ou do próprio gosto de quem as veste.

A quebra normal é a mais utilizada pelos homens em geral. Toca na parte superior do sapato e na parte de trás, só pode ir no máximo até ao salto do sapato. Muita atenção, pois se a quebra for demasiado comprida, quem veste as calças ficará com o visual de alguém que comprou umas calças que não são o seu tamanho! Esta bainha deve ser equilibrada com a largura das calças para que não fique demasiado estranho!

A meia quebra significa que as calças tocam no sapato, mas não fazem com tanto impacto a tal onda no tecido que vos falei na quebra normal. Este tipo de bainha deve ser usado para manter um equilíbrio na silhueta. Se formos demasiado altos é importante que a calça toque no sapato, para evitar um look de calças demasiado pequenas.

Calças Sem quebra, como o nome indica, não existe toque no sapato! Este tipo de bainha é muito utilizado pelos jovens, visto muitas vezes num imaginário do estilo italiano e também é muito falado por más razões! Ora bem, há quem use esta bainha muito alta e que se nota toda a meia, muito cuidado pois é errado! Usar calças sem quebra significa que estas devem estar um pouco acima do sapato, não muito! Quem gosta de usar este tipo de bainha, geralmente usa calças mais justas.

2 – Os erros

comprimento de calças adequado

Quando vos disse que os mais velhos implicam e os mais novos também, com o comprimento das calças, na verdade, tanto uns como outros têm razão, mas só por esta razão!

Muitos jovens usam as calças demasiado apertadas e com bainhas muito subidas, não fica bem, e por vezes o exagero desses leves pormenores que fazem a diferença na nossa silhueta podem sugerir traços mais caricaturais e tornam-nos ridículos perante os demais cavalheiros.

O mesmo acontece quando os cavalheiros mais velhos usam calças demasiado largas, o exagero é tanto que o resultado é uma bainha demasiado comprida a arrastar pelo chão e claro que, não é isso que queremos!

3 – A dobra

Usar calças com dobra as ditas cuffed pants, é uma tendência bastante atractiva e só deve ser usada com meia quebra ou sem quebra!

As dobras são óptimas para adicionar um pouco mais de peso à parte inferior das calças, especialmente se tivermos umas calças plissadas. Este pormenor é importante para criar um equilíbrio visual entre os casacos double breasted ou listas verticais no tecido do fato.

É uma barra que funciona muito bem em homens altos pois como é um pedaço de tecido horizontal corta a altura da perna!

comprimento de calças adequado

 

Mais uma vez, o conselho do Sr. Fato passa pela moderação, pela harmonia e pela atenção aos pormenores. O verdadeiro comprimento nas calças, de um cavalheiro, está sempre dependente do seu estilo pessoal, da forma como as suas proporções funcionam dentro das calças do look escolhido. Se somos mais altos queremos umas calças um pouco mais compridas, se somos mais baixos, um pouco mais curtas é o melhor!