Sr.fato | Como vestir um Double breasted? O Sr.Fato explica!

Como vestir um Double breasted

Boas Rapazes, já alguma vez ouviram falar do jaquetão? Bem então ao que parece, o @senhorfato muito bem acompanhado pela sua namorada, juntou-se aos @bonsrapazes num pequeno bar cujo o nome é exatamente o mesmo, do corte do casaco que vamos falar hoje! Acompanham-nos para uma pequena conversa?

Quando compramos um fato devemos ter em atenção qual o corte que devemos escolher, os corpos são todos diferentes e o nosso fato pode muito bem adaptar-se à nossa fisionomia e permitir que fiquemos sempre perfeitos, mesmo que haja pequenas assimetrias no nosso corpo.

O “Double breasted” ou chamado em Portugal “Jaquetão” ou “Assertoado”, é um casaco que fecha na frente por sobreposição das abas. É mais clássico, mais composto e as suas lapelas mais pontiagudas, “Peaked”, contribuem para um design mais arrojado. É totalmente invocativo dos tempos antigos e por essa razão não é tão casual, mas mesmo assim há quem seja mestre em compor looks mais descontraídos com este tipo de corte.

Este corte nasce dos “Peacoat” Navais, sobretudos que eram usados pelos marinheiros e que tinham duas fileiras de botões, uma era decorativa e a outra era funcional. Com as diversas variações deste casaco, houve uma vontade de o tornar mais prático, com tecidos mais leves e que poderia andar sempre vestido, assim passou a ser um corte de casaco de fato!

O seu abotoar é a particularidade que leva muitos homens a ficar tão fascinados por este corte, por isso nasceu esta combinação de números para ajudar os alfaiates a perceberem como é que o cliente queria que o seu casaco fechasse. Esta técnica, não só, é uma mais valia pela estética como também pela funcionalidade e proporção no nosso corpo, se um casaco tiver mais botões, o nosso torso será todo preenchido pelos mesmos, se formos altos, nem nos apercebemos, mas no caso contrário vamos parecer ainda mais baixos! Por essa razão a escolha da configuração dos botões é muito importante!

 

Como vestir um Double breasted

 

Originalmente, o double breasted, tinha uma configuração de 6/3, isto é, seis botões no total apenas 3 são funcionais, que era utilizada nos “peacoat” navais. Mas os homens mais baixos pediam para que fossem feitos de forma diferente pois o seu torso não ficava muito favorecido. Assim nascem as configurações 6/2 e 6/1.

Na configuração 6/2 existem dois tipos de abotoamentos, o 6/2 tradicional que apenas aperta o 2º botão da fileira funcional, deixando o inferior desabotoado, tal como num casaco de corte único e a configuração 6/2 com uma lapela especialmente feita para abotoar o 2º ou o 3º botão da fileira funcional, este tipo de abotoamento que dobra a casa do 2º botão funcional, é muito usado pelos napolitanos. A configuração 6/1 é igual a esta ultima, mas apenas o 3º botão é que é funcional, destacando o nosso colarinho e gravata!

Como vestir um Double breasted

 

As configurações 4/2 ou 4/1 são mais contidas, pois a verdadeira elegância deste tipo de casaco é a sua ornamentação de botões e a forma como nos “abraça” o corpo. Por isso a configuração 4/2 é uma formação de 4 botões todos eles bem alinhados, em quadrado, na zona da cintura, apenas 2 botões são funcionais e só o 1º botão é que se aperta. A configuração 4/1 destaca mais o peito, abrindo a distancia entre botões, fica apenas com um botão funcional.

Por ultimo a configuração 2/1 que não é muito usual, no entanto é uma configuração minimalista e cheia de classe, só tem dois botões e apenas um deles é funcional.

Na aba interior, a que fica mais perto do nosso corpo, existe sempre um botão que prende as duas abas, esse botão não conta para as nossas formulas das configurações, mas está em todos estes casacos.

Na utilização deste tipo de corte, existe uma pequena regra que todos devemos cumprir, nunca usar este casaco aberto, não foi feito para usar desta forma pois as suas abas são longas demais e tornam a silhueta do cavalheiro muito descuidada.

Aposto que existem muitos fãs deste tipo de corte por aqui! Que tal juntarem-se a nós neste bar e disfrutar de um belo cocktail cheios de pinta? Ou então façam uma visita à pagina @senhorfato, estarei à vossa espera!