Boas Rapazes, acho que um gentleman que se preze deve ser desenrascado, apto para qualquer tarefa do dia a dia e não deve, de todo, ser um “homem das cavernas” que só sabe estar de sofá!
Passar a ferro, não é nem nunca será uma tarefa difícil, podem dizer que leva algum tempo a aperfeiçoar a técnica, mas, por favor, não é nenhum monstro!
Sou a favor de que devemos saber de tudo um pouco e porque não ter uma camisa super direitinha e ter orgulho porque fomos nós a deixa-la assim? Pois é, vamos aprender?
Vamos ao inicio, lavamos a camisa na máquina de lavar e depois colocamos a secar, porem devemos guarda-la ainda um pouco humedecida.
Humedecer
Quando queremos passar a ferro para depois utilizar, se esta estiver demasiado seca devemos usar um pulverizador com água de forma a humedecer de novo.
Podemos até conservar a camisa dentro de um saco durante cerca de 30 minutos para que a humidade espalhe por toda a camisa.
Agora é tempo de passar à fase seguinte, abrir a tábua de passar a ferro e começar a passar a camisa!
Mangas
Devemos começar pelas mangas, aplicar o ferro no centro da manga e deslizar para os lados, de dentro para fora sem fazer vincos. É simples e vão ver que a manga fica logo muito direita!
Também existe uma tábua própria para mangas, em que basta enfiar a manga bem esticada e passar o ferro, mas vamos simplificar e passar tudo na mesma tábua!
Punhos
Os punhos não são sempre iguais, mas se a camisa for de botão simples devemos passar o punho com o botão para cima assim ficará perfeito! Se o punho for duplo deve ser passado em primeiro lugar aberto e depois devemos dobrar e fazer coincidir as casas de botão!
As Costas
Para passar as costas da camisa devemos quase vestir a camisa na tábua. Colocamos o cabeção da camisa junto à extremidade mais afunilada da tábua e deixamos o interior da camisa virado para baixo, esticamos bem para que não fique nenhum vinco e começamos a passar!
Atenção à prega das costas devemos tentar em primeiro lugar deixa-la direita e com as extremidades do ferro passar com mais cuidado para que fique direita!
Colarinho
Agora com cuidado retiramos a camisa da tábua e deitamos direita para que fiquemos com o colarinho virado para cima. Devemos passar sempre do centro para as pontas para não formar vincos. Nos colarinhos com botões devemos desabotoar e claro passar dos dois lados também!
No fim basta colocar os esticadores de colarinho e virar não precisamos de vincar a dobra!
Frente
Estamos quase a terminar! Falta a frente da camisa!
Com a camisa totalmente aberta devemos passar um lado de cada vez, deitando sobre a tábua e passar até que fique totalmente liso. No lado direito da camisa temos os botões que devem ser contornados cuidadosamente, já no lado esquerdo devemos ter em atenção a faixa das casas dos botões que deve ser passada de forma a não enrugar.
Agora que sabem passar a ferro já podem poupar alguns trocos e mesmo que ainda os queiram gastar podem sempre aprender para algum imprevisto! Não custa nada e com prática é tão simples que basta passar antes de usar!
Não esquecer que a melhor forma de guardar camisas é pendurar num cabide!
Pratiquem em camisas mais velhas para evitar estragar as novas.
Visitem o @senhorfato!