Sr. Fato | 9 Colarinhos de camisas

colarinhos de camisas

Boas Rapazes, o que seria de uma camisa sem o seu colarinho, sim o colarinho é uma das partes mais importantes num bom look de cavalheiro. Não sabiam?

 

A zona do colarinho juntamente com a gravata torna todo o look mais aprumado, é das primeiras zonas que quem nos vê vestidos de fato olha! Por isso muito cuidado com o que escolhemos pois tem de ficar perfeito!!

 

Deixo-vos 9 colarinhos muito comuns nas camisas de gentlemen.

 

1-“Turndown collar” ou colarinho voltado é o mais tradicional e discreto pode ser usado com qualquer tipo de vestuário masculino.

 

2/3 – “Cutaway collar” ou colarinho aberto é um colarinho mais baixo e tem este nome pois as suas pontas são mais cortadas e abertas. É muito usado em países como Inglaterra, França, Itália, Espanha e também em Portugal. Este colarinho provoca um efeito mais elegante e é muito usado para distinção.  É aconselhável o uso de gravatas largas ou de forro grosso.

 

4-  Este colarinho é mais um exemplo de um “turndown collar” mas mais largo. Este tipo de colarinho torna os pescoços compridos mais curtos e torna possível o uso de gravatas mais largas.

 

5- Até ao final do séc. XIX o colarinho de bicos era predominante só desde os anos 30 do séc. XX é que começou a ser substituído pelo colarinho que conhecemos hoje o colarinho voltado. Mesmo assim associamos sempre este colarinho ao uso cerimonial como um smoking ou ao fraque.

 

6- O “tab collar” Colarinho com presilha é ótimo para destacar o nó da gravata, foi usado pela primeira vez pelo duque de Windsor (Eduardo VIII) e popularizado pelos americanos, contudo só se pode usar com gravata!

 

7- O colarinho de pontas redondas vem do reino unido do Eton College é ainda hoje usado nas suas fardas e foi copiado pois os homens queriam pertencer a um clube distinto e nessa onda surge o “club collar”. Perfeito para quem gosta de marcar pela diferença.

 

8- “Button-down collar” o famoso colarinho da Brooks Brothers dos EUA tem um carácter mais desportivo, no entanto pode ser usado com gravata ou sem ela (preferível sem) normalmente é sempre menos rígido e por essa razão é sempre associado a um look mais descontraído.

 

9- “Pin collar” é um modelo muito americano e os homens europeus julgam-no como sendo pretensioso. É bastante elegante e os alfinetes dão um toque muito dandy que nem todos se atrevem a usar.

 

Visitem o @senhorfato no Instagram e saibam mais dicas para se tornarem verdadeiros cavalheiros!