Boas Rapazes, continuamos a tentar aprender um pouco mais sobre como deve vestir um gentleman? Hoje deixo-vos umas dicas sobre as echarpes!
Homem de echarpe? Onde já se viu? Não é um acessório feminino? Acho que já muitos fizeram estas perguntas e continuam sem uma resposta digna que vos coloque na posição de começar a usar uma echarpe.
Uma echarpe não é um pequeno lenço ao pescoço, nem muito menos um cachecol, pode ser funcional tal como o cachecol, mas faz muito o papel de elemento decorativo no conjunto do dia a dia.
Muitos homens pensam que é um acessório feminino, mas enganem-se, pois, as referencias do aparecimento deste acessório já vêm há muitos séculos atrás e quem o usava eram os homens! Nos soldados de terracota chineses, já se nota o uso de um lenço comprido ao pescoço, os soldados aviadores durante as guerras mundiais, principalmente na primeira, usavam as echarpes como protecção para o frio que fazia lá em cima.
Hoje em dia associamos o uso deste tipo de lenços às motas, como é o caso dos nossos amigos italianos que usam bastante quando andam nas suas scooters, e também aos tempos mais ventosos, no entanto podemos sempre usar como forma de colorir um pouco o nosso look vejam bem como as podem usar!
1-Caído sobre o peito
A echarpe pode ser posta simplesmente em redor do pescoço e caída sobre o peito, o efeito será sempre mais decorativo do que funcional, mas para quem não gosta de usar gravata este toque pode ser um bom pormenor para colorir o look.
Pode ser usado dentro ou fora do casaco.
2-Nó simples
Como podem ver na ilustração, Pedro Teixeira está a usar uma echarpe com padrão “polka dots” e esta forma de usar a echarpe é normalmente a mais usada. Dá-se um pequeno nó simples, isto é, entrelaçar apenas numa volta e ajeitar para que fiquem as duas pontas sobrepostas no peito. O pequeno nó aconchega o pescoço, protegendo do frio.
3-Volta ao pescoço caída de frente ou nas costas
Já todos pusemos um lenço ao pescoço e sabemos que a melhor forma de tornar esse o uso deste acessório o mais funcional possível é aconchegando-o o mais possível ao pescoço. Esta forma de usar a echarpe é mais funcional do que decorativa, no entanto pode ser sempre uma forma diferente de usar este acessório.
Seja de que forma for, a echarpe é óptima para usar no exterior, logo de partida o gentleman sabe que quando entrar num sitio fechado deve retirar este acessório. Os bengaleiros num local publico ou se for uma casa particular devemos aguardar ou pedir que nos indiquem onde podemos deixar os nossos pertences.
Para quem já esteja a pensar comprar a sua, com certeza irá encontrar as mais cobiçadas de sempre na Drake’s com um estilo muito próprio e com uns padrões lindíssimos. São feitas em Itália e de matérias como a lã, seda e a caxemira, as dimensões rondam os 70cm x 180cm.
Ainda com duvidas? Visitem @senhorfato e lá estarei para vos ajudar!