Como usar fato sem gravata

Como usar fato sem gravata

Bom, vamos admitir algumas verdades: as gravatas são, de facto, um acessório sinónimo de elegância. Um fato bem alinhado e uma gravata slim é uma combinação quase imbatível. Entretanto, também precisamos de dizer que as gravatas não são, necessariamente, confortáveis. Há alguns homens que não se importam de as usar enquanto que, para outros, passar um dia/uma noite com o pescoço apertado pode ser uma tortura. Bom, se este é o vosso caso, não se preocupem, estamos aqui, again, para vos ajudar.

Posso, sempre, usar o fato sem gravata?

A resposta, obviamente, é não. Um fato tradicional é um sistema. Cada peça tem a sua função e precisa de ser respeitada para o conjunto funcionar como deve ser. Por exemplo, a dobra do blazer junto à gola da camisa, funciona como uma moldura para a gravata. A gravata tem o “poder” de atrair o olhar para o sítio certo, além de conferir um “acabamento” sofisticado ao visual.

Então porque é que o título do artigo é “Como usar fatos sem gravata“? Bom, é que há ocasiões para tudo. Se o evento a que forem for suficientemente informal para dispensar a gravata, é possível fazer combinações confortáveis e acertadas de forma a parecer elegante mesmo sem o acessório. Mas atenção, há momentos em que o conjunto completo se torna necessário , por exemplo, para projetar autoridade. O uso opcional da gravata só é viável em certas ocasiões e eventos, como um casamento casual ao ar livre, um coquetel ou a inauguração de uma galeria de arte.

Mas então, como usar um fato sem gravata?

A principal questão quando não se usa gravata é ter o cuidado para que a falta do acessório seja vista como omissão intencional. O maior erro de uma combinação sem gravata é parecer que não se percebeu o dress code ou que se saiu de casa já com os copos, esquecendo-se de colocar a menina.

Para que isso não aconteça, é necessário ter algumas diretrizes em mente.

  • Ajuste. O ajuste da camisa é fundamental, mesmo que esta fique “escondida” dentro do blazer. Uma camisa a sobrar por cima das calças ou com as mangas demasiado compridas ficará sempre deselegante. Bom, e se a barriguinha for um bocadinho elevada? A regra permanece. Isso não significa que a camisa precise de ficar colada ao corpo, mas sim ajustada ao vosso tamanho, sem sobras.

 

  • Blazer mais informal. Utilizar um fato estruturado, formal, de cor escura ou conservador, sem a gravata, vai deixar-vos com o aspecto de que começaram algo mas acabaram por não terminar. Portanto, utilizem blazers mais informais com tons mais claros e tecidos mais leves, não tão estruturados.

 

  • Colarinho bem estruturado. Lembram-se da moldura que a dobra do blazer, juntamente com a camisa, cria para a gravata? Pois bem, neste caso, quando não há uma gravata, o colarinho precisa de se sustentar por si próprio, portanto, certifiquem-se de que está muito bem passado a ferro e estruturado. Se o colarinho estiver com um aspecto caído, é melhor procurarem uma gravata na gaveta.

 

  • Dois botões abertos. Se a ideia é estar confortável, vocês vão, de certeza abrir um ou dois botões. Dois é o limite. Nunca abram mais que isso e se estiverem com uma camisola interior, utilizem uma camisola com a gola em V. Afinal, vocês não vão querer que ela apareça, certo?

 

  • Explorem os acessórios. É importante adicionar interesse visual com outros acessórios. A gravata contribui muito para o visual de um fato e, na sua ausência, os acessórios podem ajudar a acrescentar pinta ao visual. Um bom relógio, um lenço ou alfinetes podem ajudar.

 

  • Bons Sapatos. Os sapatos precisam de ser bons, com ou sem gravata, entretanto, no segundo caso, eles terão que brilhar ainda mais. Afinal, isso também contará para a elegância do visual.

Então, as dicas ajudaram-vos? Digam lá nos comentários.