Passar a ferro? A “Effie” trata disso por nós!

Ninguém quer que a raça humana seja extinta e substituída por robôs. Mas!, há certas e determinadas situações em que um robô pode ser, de facto, uma ajuda preciosa. Querem um exemplo? Passar a roupa a ferro. Já dizia o outro: “DIGA UM, DIGA UM” ser humano que tenha prazer em passar a ferro. Vá, devem contar-se pelos dedos. Para os outros todos, a solução pode estar perto. Dois amigos, cansados do ferro, da tábua e do tempo perdido, inventaram a “Effie”, uma máquina que, para além secar, deixa-nos as camisas sem vincos e marcas da lavagem.

Claro que, quando dois amigos se juntam, só pode sair um projecto top, não é verdade? Façam a seguinte estimativa. Têm 12 peças de roupa para passar a ferro. Quanto tempo demoram a fazê-lo? Para ficar um trabalho feito em condições, duvidamos que o façam em menos de uma hora. Já a “Effie” consegue tratar do assunto em cerca de 36 minutos (3 minutos por cada peça), com uma combinação de calor e vapor, para não danificar as roupas. Tem espaço para 12 peças em cada utilização, peças essas que devem ser penduradas nos cabides especialmente desenhados para esta máquina (já incluídos no pacote). Cada cabide pode ser ajustado ao tamanho de cada peça, graças a um mecanismo regulador.

Calma, que há mais algumas boas notícias. A “Effie” não exige que façamos separação de peças mais delicadas ou por cores; não precisa do apoio de canalizações ou tomadas; está preparada para lidar com poliéster, algodão, seda e ganga; e ainda dá a possibilidade de acrescentarmos um aroma agradável à roupa. Depois, todo o processo pode ser acompanhado através do nosso smartphone. Vejam o vídeo acima para ficarem a perceber como funciona a coisa.

Para já é ainda um protótipo, mas, se ficaram interessados, podem deixar o vosso e-mail para mais informações ou apoiar o projecto aqui. Deverá custar £699, cerca de 780€.

Passar a ferro