4 MITOS E VERDADES SOBRE CORRIDA

Para os adeptos de corrida, aqui fica a lista:

1.    Correr torna-nos mais velhos –  Não é totalmente mentira. Pode, de facto, acontecer mas sobretudo quando falamos em profissionais que levam a corrida a sério, com um treino muito intenso. Se a isto juntarmos uma alimentação incorrecta e a exposição prolongada ao sol e à poluição, então mais fácil ainda se torna ficar com a cara envelhecida. Para que não vos aconteça, sugerimos não esquecer do protector solar, dos óculos de sol, daquela tshirt leve e dos calções em tecido de alta absorção e dispersão de suor. E fiquem com esta ideia: correr não acelera o envelhecimento. Se tivermos uma alimentação saudável, ao corrermos estamos a garantir uma maior produção de defesas antioxidantes, ou seja, só ajuda a envelhecer bem.

2.    Correr lesiona os joelhos – Já não é a primeira vez que ouvimos que correr causa artrite e degradação da cartilagem. Nada mais errado. Correr ajuda a fortalecer os joelhos, atrasa a degeneração óssea e ainda previne a osteoporose. Segundo os especialistas não há uma relação directa entre a corrida e o desgaste das articulações. Isto, claro está, se o exercício for praticado com orientação adequada.

3.     Correr em jejum é uma boa opção – Queremos deitar alguns kilos abaixo, bora correr em jejum que perdemo-los mais rápido! Ora a verdade é que se corrermos em jejum logo quando acordamos, os níveis de glicose no sangue ainda estão muito baixos, o que implica que vamos estar a gastar reservas de glicogénio. resultado? Cansaço extremo e lesões graves, para além de stress físico e de uma fome gigante depois do treino. Mas, atenção, também não pensem correr logo a seguir a uma refeição!!! Comam alguma coisa leve depois de acordarem e duas horas depois, então, vão correr.

4.    Correr horas a fio para ver resultados – Mito! Quantas vezes já não ouvimos dizer que só depois de 30 a 45 minutos é que o corpo começa a queimar gordura? Ok, o corpo leva alguns minutos a ir buscar energia às reservas de gordura, mas isso depende da quantidade de açúcar no sangue, daí a importância da alimentação pré-treino. 45 minutos chegam para que o organismo comece a transformar a gordura em fonte de energia e a gastar calorias. Mas para os que estão a começar nestas andanças, 20 a 30 minutos podem ser suficientes para atingir o objectivo, e não arriscam a desistir logo nos primeiros dias ou a terem lesões graves.