Um compromisso ecológico — o novo range rover 2022

O novo range rover 2022

Numa altura em que a consciencialização ambiental está em níveis máximos e em que os carros elétricos aparentem ser o futuro, é natural que as marcas revitalizem os seus modelos e substituam as versões de combustão por carros com corações elétricos. Ninguém se surpreende, portanto, que tenha sido essa a jogada da Land Rover com a nova versão do Range Rover… mais ou menos.

Quase uma década depois dos L405, a Land Rover vai mesmo lançar um novo modelo do lendário Range Rover. Este novo modelo, o L461, vai acabar por definir o futuro da marca e do modelo. Num mundo onde o que não falta são SUVs e onde a importância com o ambiente (e os preços do combustível…) apontam para um futuro sem combustão, é essencial que o Range Rover 5 seja memorável e melhor do que a concorrência.

A definição de luxo não é estática. O que há 20 anos atrás era considerado como luxuoso, hoje acaba por perder o charme. Se antes se preferiam os tabliers complexos e cheios de apetrechos, hoje o preferível é sem dúvida a simplicidade; ao mesmo tempo, a preocupação ambiental tornou os assentos de pele indesejáveis.

Por isso, a Land Rover escolheu um interior pouco intimidante e ecologicamente responsável, com um design simples focado nos materiais sustentáveis. Porém, a opção de cabedal ainda está lá: vai é ter um custo extra.

Mas a oferta de opções e a falta de compromisso acabam por definir este novo Range Rover. A Land Rover fala da boca para fora e acaba por agir contra aquilo que apregoa. O mais marcante é no que toca à adoção dos veículos elétricos. Uma vez mais, a Land Rover decide não se comprometer e oferece versões a gasolina, gasóleo e híbridos.

Existe um total de seis versões distintas do novo Land Rover:

  • P400 e P530, ambos a gasolina (com 395 e 523 cavalos, respetivamente)
  • D300 e D350, a gasóleo (296 e 345 cavalos)
  • P440e e P510, híbridos elétricos com motores de 105kW e um total de 434 e 503 cavalos.

Mas podemos ser advogados do diabo e compreender a posição da Land Rover: se o futuro é elétrico, não nos podemos esquecer que nos encontramos num período de transição… claro que alguém que compre um carro novo a gasolina (especialmente um Range Rover) nesta altura provavelmente não está preocupado assim tanto com a transição para elétrico… Mas não façamos juízos de valores: economicamente, é inteligente para a marca oferecer algo nos diferentes segmentos, e o futuro ditará qual das versões vai ser a mais popular.

O novo Range Rover chega aos mercados na primavera de 2022. Vejam as fotos:

O novo range rover 2022 O novo range rover 2022