A&D | Os recortes da Casa Mono

Casa Mono

Rapazes, como está a correr a semana? Hoje no A&D vamos até à Argentina para conhecer uma casa de cimento com cortes e recortes, semelhantes a um tabuleiro de xadrez — a Casa Mono.

Concebida pelo estúdio argentino Patio Estudio, a Casa Mono foi projetada para um casal que queria manter o contacto com o mundo exterior, mas de uma forma mais reservada e introvertida. Para cumprir com o pedido, esta casa tem então um total de 11 pátios no seu interior e uma estrutura de cimento a proteger o volume principal dos olhares curiosos.

A Casa Mono foi construída acima do nível do solo, para que os seus ocupantes possam ter uma visão quase desimpedida do exterior — a estrutura de cimento que rodeia a casa tem recortes que são paralelos a algumas das janelas, mas não todas. A rampa de acesso também funciona como uma espécie de avenida que permite vislumbrar as montanhas circundantes.

Esta casa conta com nove volumes sólidos e os já mencionados 11 pátios. O objetivo é que cada um dos volumes possa ter vista para um dos pátios, que complementam a estrutura habitacional principal. Alguns dos pátios estão vazios, criando uma área que se torna uma extensão do volume que acompanham, ou contam com vários tipos de plantas, de forma a simular a natureza exterior.

Tal como a estrutura exterior, o telhado desta casa também conta com recortes axadrezados, que permitem o controlo da luz natural que chega a cada um dos pátios. A estrutura de cimento exterior complementa também os pátios, criando zonas recônditas e protegidas do vento, onde os ocupantes podem relaxar. No que diz respeito a zonas de relaxamento, a Casa Mono tem ainda uma piscina e um terraço coberto nas traseiras.

Viam-se a viver aqui? Vejam as fotos: