A&D | A Vista Magnífica da Casa Himmel

Casa Himmel

Nem todos apreciam o caos da vida urbana. Também nem todos são capazes de viver afastados do mundo, sozinhos com os seus pensamentos e dezenas de quilómetros de floresta a separá-los da civilização. Se uns acham o primeiro impensável, outros acham impossível imaginar sequer o segundo; mas há ainda um terceiro grupo que troca um pelo outro, sem desgostar de nenhuma das vidas em particular. Foi para este terceiro grupo que foi construída a Casa Himmel.

Imaginem acordar todos os dias com um vale verdejante que se estende quase até ao horizonte, separado apenas do infinito pelas colinas suaves que enrolam a paisagem na sua textura rugosa, à frente dos vossos olhos. Para muitos, isso não é mais do que um sonho, mas, para um casal de reformados do Paraguai, essa não vai ser mais do que a realidade.

O estúdio paraguaio Bauen concebeu a Casa Himmel como habitação principal para um casal de reformados que pretendia um sítio afastado do mundo. Esta casa localiza-se a 200 quilómetros da capital paraguaia e assenta-se sobre uma colina com vista para a floresta de Guaira. O projeto foi concebido de modo a proteger a paisagem natural do local e de forma a imiscuir-se com o terreno circundante.

O objetivo do casal era que o elemento arquitetónico principal fosse a paisagem e não a casa em si. Para cumprir com o pedido, o estúdio ergueu uma casa maioritariamente de aço e vidro, suportada apenas por três paredes de cimento. O processo de fabrico dos materiais demorou 60 dias, e a montagem no local apenas sete.

A Casa Himmel (palavra para céu em alemão) precipita-se sobre a floresta com uma plataforma vidrada que funciona quase como um miradouro. O aço é utilizado como elemento estrutural, e o vidro substitui as paredes convencionais. Na prática, é possível ver a floresta independentemente da divisão em que se está.

No interior, as paredes são utilizadas esparsamente. A Casa Himmel aposta em planos open space e em paletes de cor minimalistas, de modo a não retirar o foco ao elemento principal do projeto: a floresta que o rodeia.

Imaginavam-se a morar aqui? Vejam as fotos:

Casa Himmel