A&D | Guarumo, o escape florestal da Costa Rica

Casa Guarumo

Rapazes, por aqui esta semana está a ser verdadeiramente tropical: muita chuva e humidade, mas com temperaturas elevadas. Mas, se é para estarmos num sítio tropical, e que tal darmos um saltinho até à Costa Rica, para conhecer um retiro fenomenal no meio da floresta? Pois bem, façam as malas, porque no A&D desta semana vamos conhecer a casa Guarumo.

A Guarumo foi concebida pelo estúdio de arquitetura costa-riquenho Void e apresenta-se imponente, com três andares e vista para o mar, na encosta de uma colina numa floresta da Costa Rica. Esta casa está localizada perto de um local popular de surf, a Península de Nicoya, e está preparada para albergar até 14 hóspedes, para uma surfing trip ou uma estadia relaxante no meio da natureza.

Devido à inclinação do terreno escolhido para o projeto, a Guarumo apresenta-se maioritariamente na vertical, como se se tratasse de uma pilha de paralelepípedos, ligeiramente descentrados. Esta planta permitiu utilizar pouco espaço no terreno e minimizou o movimento dos solos durante a edificação da casa. Os quatro volumes empilhados têm todos vista para o Oceano Pacífico e, portanto, também para o pôr do sol.

Esta casa foi construída maioritariamente de cimento, mas também foram utilizados painéis de aço castanhos para contrastar com o cimento. Todos os quartos são compostos por enormes janelas, que se abrem para uma varanda que se estende por todo o volume. Além disso, cada um dos volumes superiores é um apartamento de dois quartos individual — no total, a casa Guarumo tem cinco apartamentos, que podem ser alugados separadamente.

No piso inferior, existe um espaço comum, onde os hóspedes podem conviver. Apesar de os apartamentos dos pisos superiores terem cozinha, é no piso inferior onde se encontra a cozinha comunal, a sala de jantar e uma área de lounge. Este piso abre-se para uma varanda com uma infinity pool e sítios para relaxar, rodeados pela natureza.

A casa Guarumo também não se esquece da sustentabilidade — está preparada para recolher a água da chuva, tratar as águas residuais para regar plantas e ventilar naturalmente o edifício.

Vamos até à Costa Rica? Vejam as fotos:

Os volumes da casa Guarumo O interior da zona comunal da Casa Guarumo