A&D | A Vivienda Texturas

Vivienda Texturas

Rapazes, esta semana no A&D vamos até à Argentina para conhecer uma casa desenhada para se assemelhar a estratificações geológicas. Esta vivenda única foi concebida como um local de reflexão e, simultaneamente, como um sítio para dar festas e receber os amigos. Vamos conhecer a Vivienda Texturas.

Projetada pelo estúdio Roberto Benito Arquitecto, a Vivienda Texturas localiza-se na cidade argentina de San Francisco, na província de Córdoba. Esta casa não é nenhum retiro isolado, longe da vida urbana e do resto do mundo, mas também não foi construída numa zona com uma grande densidade habitacional. Foi construída no sítio perfeito para cumprir o propósito da casa — uma zona calma, de pouco movimento, mas perto o suficiente da cidade, para que se possam ter visitas sem nenhuns preparativos especiais.

O estúdio concebeu a casa para um estilo de vida introspetivo e lento, mas ao mesmo tempo um de visitas e de festas. Para esse efeito, os arquitetos decidiram utilizar materiais inacabados para dar à Vivienda Texturas um ar mais bruto e mais honesto, de forma a elevar a expressividade da casa. As paredes exteriores são feitas de betão armado, colocado em camadas irregulares, para enfatizar as texturas do cimento.

Esta casa de um só piso é composta por volumes retangulares, que são intersetados por pequenos pátios, que estabelecem uma delimitação “interior/exterior”. Na Vivienda Texturas o telhado estende-se além da casa, criando assim zonas de sombra no quintal. O jardim conta ainda com plantas nativas da região, acrescentando uma crueza natural a toda a casa.

Já no interior, a casa conta com uma divisão principal, que engloba a sala de estar e a sala de jantar. Os quartos da Vivienda Textura têm um aspeto industrial, com canos visíveis e chão de cimento. Os dois quartos de hóspedes estão ligados por um pequeno pátio e reafirmam o aspeto bruto desta vivenda.

Imaginavam-se a viver aqui? Vejam as fotos:

Vivienda Texturas Vivienda Texturas