A&D | A Casa Asa, no Rio de Janeiro

Casa Asa no Rio de Janeiro

Boas, rapaziada. Hoje no A&D vamos até ao Rio de Janeiro. Podia ser para férias, dar um mergulho naquelas praias espetaculares, mas infelizmente não é caso para tanto. Mas não desanimem, em vez disso, vamos conhecer um projeto de arquitetura fantástico, a Asa.

A Asa foi desenvolvida pelo estúdio de arquitetura Bernardes Arquitetura e localiza-se no topo de uma colina na cidade do Rio de Janeiro. O nome não é algo místico, ou acrónimo difícil de decifrar: a Casa Asa chama-se assim mesmo pois o seu telhado eleva-se, expressando-se num formato semelhante à asa de um pássaro.

Este projeto utiliza o terreno circundante a seu favor. Como está inserido numa colina, parte da casa “afunda-se” no terreno, permitindo que o edifício principal tenha uma vista desimpedida da selva que rodeia a casa. A tentativa de contraste entre o natural e o humano não é propriamente nova, mas este projeto destaca-se pela articulação dos desníveis da casa, criando uma sensação de descoberta ao subir (ou descer) para uma nova divisão.

A Asa é feita maioritariamente de madeira e granito. O caminho até à casa leva os convidados a um desnível que os deixa num foyer de vidro, onde são cumprimentados por umas escadas de inclinação dramática e que os leva até ao edifício principal.

É aí onde se encontram as áreas principais da casa. Visto de fora, este volume aparenta ser um pavilhão num jardim, dispondo as várias divisões principais longitudinalmente. Tanto a sala de jantar como a sala de estar têm vista para o jardim, que conta com várias espécies de plantas endémicas.

A curvatura do telhado é percetível mesmo do interior da Asa. O telhado estende-se além do edifício principal, oferecendo assim proteção extra às divisões da parte superior da casa.

Vejam as fotos: